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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121036
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dc.contributor.advisorPereira Júnior, Alfredo [UNESP]-
dc.contributor.authorSantos, Rafael Peres dos-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:28:28Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:43:18Z-
dc.date.available2015-03-23T15:28:28Z-
dc.date.available2016-10-25T20:43:18Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationSANTOS, Rafael Peres dos. Efeitos de relevância versus repetição de estímulo lingüístico na indução da memória declarativa. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas - Modalidade Médica) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/121036-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121036-
dc.description.abstractIn the LTP (Long-Term Potentiation) model of learning and memory formation, elaborated in the context of molecular neurobiology, the opening of NMDA (N-Metyl-D-Aspartate) channels to entry of calcium ions into the post-synaptic neuron depends on two excitatory events: the repeated activation of the post-synaptic neuron by only one pre-synaptic neuron (Alternative 1), or its concomitant activation by two or more pre-synaptic neurons (Alternative 2). With the purpose of testing these alternatives, in the context of Cognitive Psychology, we presented to 73 university students a sequence of slides, with the duration of 6 seconds each, containing sentences (one for each slide) considered as being relevant or irrelevant for the subjects. Relevant sentences (R1) were presented only one time, while irrelevant ones were divided in three groups: the first one with sentences presented only one time (I1), the second with sentences presented three times (I3) and the third with sentences presented five times (I5). We conjectured that relevant sentences presented only one time would mobilize two or more brain excitatory pathways (corresponding to Alternative 2 above), while repeated irrelevant sentences would progressively activate the same sensory pathway. After the presentation of the sentences, the subjects answered a written questionnaire with questions about each presented sentence. The results indicate a prevalence of correct answers to R1 over I1, I3 and I5, suggesting that the relevance factor has greater weight than repetition in the induction of declarative memoriesen
dc.description.abstractNo modelo de aprendizagem identificado pela sigla LTP (do inglês “Long- Term Potentiation”), elaborado no contexto da neurobiologia molecular, a abertura do canal NMDA (N-Metil-D-Aspartato) para a entrada do íon cálcio no neurônio pós-sináptico, induzindo a formação de memória, depende da ocorrência de dois eventos excitatórios, seja a ativação repetida do neurônio pós-sináptico por um único neurônio (Alternativa 1), seja a ativação concomitante por dois neurônios pré-sinápticos (Alternativa 2). Para testar estas alternativas, no âmbito da Psicologia Cognitiva, apresentamos para 73 alunos universitários uma seqüência de slides, com duração de 6 segundos cada, contendo afirmações (uma por slide) consideradas relevantes ou irrelevantes para os sujeitos. As frases relevantes (R1) foram apresentadas apenas uma vez, enquanto as irrelevantes foram divididas em três grupos, sendo o primeiro composto de frases apresentadas apenas uma vez (Grupo I1), o segundo de frases apresentadas três vezes (Grupo I3) e o terceiro de frases apresentadas cinco vezes (Grupo I5) Conjecturamos que as frases relevantes apresentadas uma única vez seriam capazes de mobilizar duas ou mais vias excitatórias (correspondendo à Alternativa 2 acima), enquanto as frases irrelevantes repetidas mobilizariam mais de uma vez uma mesma via (Alternativa 1). Após a apresentação dos slides, os sujeitos responderam por escrito a um questionário contendo perguntas a respeito de cada frase. Os resultados obtidos indicam uma prevalência de respostas corretas do grupo R1 sobre os demais, sugerindo que o fator relevância tem maior peso que o fator repetição na indução da memória declarativa.pt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectNeurobiologia - Moléculaspt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectMemoriapt
dc.subjectLearningen
dc.titleEfeitos de relevância versus repetição de estímulo lingüístico na indução da memória declarativapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesantos_rp_tcc_botib.pdf-
dc.identifier.aleph000612178-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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