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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121048
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dc.contributor.advisorLeite, César Donizetti Pereira [UNESP]-
dc.contributor.authorSantos, Silmara Daiana dos-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:28:29Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:43:20Z-
dc.date.available2015-03-23T15:28:29Z-
dc.date.available2016-10-25T20:43:20Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSANTOS, Silmara Daiana dos. Imagens para des-focar: possibilidades de infâncias outras. 2012. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/121048-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121048-
dc.description.abstractNo contexto de meu envolvimento em três projetos de pesquisa, que objetiva uma reflexão em torno dos processos de produção imagética de/e com crianças, muitas questões no tocante aos modos de conceber a infância aparecem. A criança, pelas imagens, nos apresentam um mundo recortado por olhares rápidos, que produzem imagens nem sempre exatas e nítidas, sendo assim, no percurso das pesquisas, há imagens que chamam atenção por aquilo que nelas pode ser diferente, produzindo outros sentidos, sentidos outros. No contexto de produção de diversas imagens realizadas pelas crianças envolvidas na pesquisa, este trabalho objetiva refletir sobre o conceito de infância, partindo do que emerge das imagens que aqui chamaremos de „imagens desfocadas‟. Para um fotógrafo criar uma imagem com a intensidade de movimento apresentada nas „imagens desfocadas‟ das crianças, existem inúmeras técnicas: câmeras especializadas, photoshops. Apesar disto, o que verificamos com as crianças, é que estas só precisaram do movimento do corpo, do clicar do botão e o desejo de brincar para produzir tais imagens. Pensando nessa questão, vemos que, ao passo que a sociedade nos molda, vamos nos “desinfantilizando” e perdemos a “capacidade” de nos movimentar a ponto de apropriar-nos de recursos tecnológicos para substituir o que poderíamos fazer no movimentodo corpo. Neste contexto, conjeturar os conceitos de infância a partir dessas imagens desfocadas,pode criar caminhos para pensar possibilidades de uma educação do olhar e a necessidade de uma pedagogia menor, ”infantilizada”pt
dc.format.extent58 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectPsicologia infantilpt
dc.subjectArte e educaçãopt
dc.subjectInfânciapt
dc.subjectImagens, ilustrações, etcpt
dc.subjectExperienciapt
dc.titleImagens para des-focar: possibilidades de infâncias outraspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesantos_sd_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000716105-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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