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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121067
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSpazziani, Maria de Lourdes [UNESP]-
dc.contributor.authorSarobo, Carolina-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:28:33Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:43:22Z-
dc.date.available2015-03-23T15:28:33Z-
dc.date.available2016-10-25T20:43:22Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationSAROBO, Carolina. Violência no contexto escolar: um estudo das representações de alunos e alunas do ensino fundamental. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura- Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/121067-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121067-
dc.description.abstractUm dos temas mais discutidos na instituição de ensino é a problemática da violência dentro do espaço escolar. Porém sabemos que essa questão é delicada e complexa e, para o seu enfrentamento, é necessário, entre outras medidas, o conhecimento de como os jovens percebem sobre esta questão no contexto da escola. Para tanto, este trabalho buscou o prisma dos estudantes sobre o assunto. O objetivo dessa investigação foi compreender a visão de alunos e alunas, estudantes de uma escola municipal, localizada no interior do estado de São Paulo, na cidade de Botucatu, sobre as manifestações violentas (físicas, verbais, psicológicas), no âmbito escolar, as possíveis causas dessas ações, bem como suas sugestões para solucionar o problema da violência no interior das instituições educacionais. O estudo foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa e os dados foram coletados por meio de questionários individuais, discussões em grupo de textos jornalísticos, produção individual de desenhos e produção de cartazes em grupo. Os dados coletados e analisados revelam que as representações sobre a violência escolar mais freqüente estão relacionadas à violência física, sendo que a violência verbal e psicológica aparece com índices semelhantes e com uma freqüência muito menor que a violência física. O estudo também identifica a maneira como essas ações agressivas são identificadas e tratadas pelos alunos; quem são os envolvidos nos atos de agressão; os locais e horário de maior incidência de violência dentro da escola; qual a vivência dos participantes da pesquisa sobre a violência; e que medidas eles buscariam para solucionar essa problemática em sua escola. Conclui-se que, para a maioria dos alunos, a solução do problema da violência é necessária aplicar punições disciplinares e policiais cada vez mais radicais. Medidas ...(Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação moralpt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectViolência - Controlept
dc.titleViolência no contexto escolar: um estudo das representações de alunos e alunas do ensino fundamentalpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesarobo_c_tcc_bot.pdf-
dc.identifier.aleph000615123-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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