You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121092
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMachado, Afonso Antônio [UNESP]-
dc.contributor.authorScarabeli, Eduardo-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:28:41Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:43:25Z-
dc.date.available2015-03-23T15:28:41Z-
dc.date.available2016-10-25T20:43:25Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationSCARABELI, Eduardo. Estados emocionais de praticantes de exercícios com peso. 2009. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/121092-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121092-
dc.description.abstractEste estudo, de natureza quantitativa, investigou alguns fatores psicológicos que podem existir na prática regular de atividade física para praticantes de musculação em academias, como: motivação, vergonha e ansiedade. Foi investigado também quando a prática do exercício físico se torna doença chamada de Síndrome de Adonis ou vigorexia. Este trabalho foi desenvolvido por revisão de literatura e um questionário contendo perguntas fechadas. O estudo foi realizado por 24 indivíduos, sendo 12 do sexo masculino e 12 do sexo feminino, com idades variando de 16 a 40 anos, freqüentadores de uma academia na cidade de Rio Claro, no estado de São Paulo. Esse trabalho foi realizado em duas etapas. A primeira etapa constatou uma revisão de literatura sobre academia, musculação, aderência, estados emocionais e vigorexia. Na segunda etapa foi desenvolvida uma pesquisa exploratória através da aplicação de um questionário anônimo com 10 questões fechadas, entregue aleatoriamente aos 24 indivíduos de ambos os sexos. O estudo de caráter quantitativo teve como objetivo identificar a ocorrência dos estados já mencionados na academia, fazer a comparação entre os dois sexos e sugerir ao professor alguma forma de atuação para o desenvolvimento emocional do aluno. Os dados observados mostraram que os professores de academia devem desenvolver um trabalho visando às emoções e sensações vivenciadas pelos alunos de musculação. Este trabalho será importante para melhorar a motivação e a performance, aprimorando a socialização, bem estar, e saúde gerando satisfação pessoal e aumento da qualidade de vida.pt
dc.format.extent43 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEsportes - Aspectos psicológicospt
dc.subjectMusculaçãopt
dc.subjectVergonhapt
dc.subjectAnsiedadept
dc.subjectVigorexiapt
dc.subjectEstados emocionaispt
dc.titleEstados emocionais de praticantes de exercícios com pesopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filescarabeli_e_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000607506-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.