Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121092
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Machado, Afonso Antônio [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Scarabeli, Eduardo | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:28:41Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:43:25Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:28:41Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:43:25Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | SCARABELI, Eduardo. Estados emocionais de praticantes de exercícios com peso. 2009. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/121092 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121092 | - |
dc.description.abstract | Este estudo, de natureza quantitativa, investigou alguns fatores psicológicos que podem existir na prática regular de atividade física para praticantes de musculação em academias, como: motivação, vergonha e ansiedade. Foi investigado também quando a prática do exercício físico se torna doença chamada de Síndrome de Adonis ou vigorexia. Este trabalho foi desenvolvido por revisão de literatura e um questionário contendo perguntas fechadas. O estudo foi realizado por 24 indivíduos, sendo 12 do sexo masculino e 12 do sexo feminino, com idades variando de 16 a 40 anos, freqüentadores de uma academia na cidade de Rio Claro, no estado de São Paulo. Esse trabalho foi realizado em duas etapas. A primeira etapa constatou uma revisão de literatura sobre academia, musculação, aderência, estados emocionais e vigorexia. Na segunda etapa foi desenvolvida uma pesquisa exploratória através da aplicação de um questionário anônimo com 10 questões fechadas, entregue aleatoriamente aos 24 indivíduos de ambos os sexos. O estudo de caráter quantitativo teve como objetivo identificar a ocorrência dos estados já mencionados na academia, fazer a comparação entre os dois sexos e sugerir ao professor alguma forma de atuação para o desenvolvimento emocional do aluno. Os dados observados mostraram que os professores de academia devem desenvolver um trabalho visando às emoções e sensações vivenciadas pelos alunos de musculação. Este trabalho será importante para melhorar a motivação e a performance, aprimorando a socialização, bem estar, e saúde gerando satisfação pessoal e aumento da qualidade de vida. | pt |
dc.format.extent | 43 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Esportes - Aspectos psicológicos | pt |
dc.subject | Musculação | pt |
dc.subject | Vergonha | pt |
dc.subject | Ansiedade | pt |
dc.subject | Vigorexia | pt |
dc.subject | Estados emocionais | pt |
dc.title | Estados emocionais de praticantes de exercícios com peso | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | scarabeli_e_tcc_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000607506 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.