Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121098
- Title:
- Concepções pedagógicas da escola Bauhaus
- Scatolin, Juliana Fernandes
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Levando em conta o contexto histórico, artístico e filosófico da Alemanha no início do século XX, bem como as iniciativas que buscavam uma nova concepção no ensino de Artes, os objetivos deste trabalho referem-se à realização de um estudo das concepções pedagógicas e metodológicas que permearam a escola de artes Bauhaus desde sua fundação, em 1919, até sua dissolução, em 1933, partindo das concepções pedagógicas daqueles que estiveram, de alguma forma, relacionados à história da instituição. A escola Bauhaus teve sua origem na República de Weimar, Alemanha, em um contexto de descontentamento com o ensino vigente das artes que não mais cumpria sua função na formação dos artistas. Propunha, dessa forma, uma volta às técnicas artesanais, realizando uma síntese entre o ensino das artes aplicadas e das artes livres. Assim, vemos que a Bauhaus, no âmbito do ensino de Artes, pode ser considerada como uma das mais relevantes iniciativas, procurando contemplar, em seu ensino e metodologia, tanto a arte autônoma quanto as artes aplicadas, promovendo uma união entre a técnica e o potencial criativo inerente ao ser humano. Diante se sua trajetória e concepções pedagógicas, vindas daqueles que sobre ela exerceram influência, é possível perceber a marca deixada pela existência da Bauhaus no cenário artístico, social e educacional no período que precedeu a Segunda Guerra Mundial, preservando-se ainda nos dias atuais
- 2011
- SCATOLIN, Juliana Fernandes. Concepções pedagógicas da escola Bauhaus. 2011. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
- 53 f.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Bauhaus
- Educação artística (Ensino fundamental)
- Arte e educação
- Alemanha
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/121098
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.