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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121098
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Tuppy, Maria Isabel Nogueira [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Scatolin, Juliana Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:28:41Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:43:26Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:28:41Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:43:26Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | SCATOLIN, Juliana Fernandes. Concepções pedagógicas da escola Bauhaus. 2011. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/121098 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121098 | - |
dc.description.abstract | Levando em conta o contexto histórico, artístico e filosófico da Alemanha no início do século XX, bem como as iniciativas que buscavam uma nova concepção no ensino de Artes, os objetivos deste trabalho referem-se à realização de um estudo das concepções pedagógicas e metodológicas que permearam a escola de artes Bauhaus desde sua fundação, em 1919, até sua dissolução, em 1933, partindo das concepções pedagógicas daqueles que estiveram, de alguma forma, relacionados à história da instituição. A escola Bauhaus teve sua origem na República de Weimar, Alemanha, em um contexto de descontentamento com o ensino vigente das artes que não mais cumpria sua função na formação dos artistas. Propunha, dessa forma, uma volta às técnicas artesanais, realizando uma síntese entre o ensino das artes aplicadas e das artes livres. Assim, vemos que a Bauhaus, no âmbito do ensino de Artes, pode ser considerada como uma das mais relevantes iniciativas, procurando contemplar, em seu ensino e metodologia, tanto a arte autônoma quanto as artes aplicadas, promovendo uma união entre a técnica e o potencial criativo inerente ao ser humano. Diante se sua trajetória e concepções pedagógicas, vindas daqueles que sobre ela exerceram influência, é possível perceber a marca deixada pela existência da Bauhaus no cenário artístico, social e educacional no período que precedeu a Segunda Guerra Mundial, preservando-se ainda nos dias atuais | pt |
dc.format.extent | 53 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Bauhaus | pt |
dc.subject | Educação artística (Ensino fundamental) | pt |
dc.subject | Arte e educação | pt |
dc.subject | Alemanha | pt |
dc.title | Concepções pedagógicas da escola Bauhaus | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | scatolin_jf_tcc_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000691445 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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