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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121098
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dc.contributor.advisorTuppy, Maria Isabel Nogueira [UNESP]-
dc.contributor.authorScatolin, Juliana Fernandes-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:28:41Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:43:26Z-
dc.date.available2015-03-23T15:28:41Z-
dc.date.available2016-10-25T20:43:26Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSCATOLIN, Juliana Fernandes. Concepções pedagógicas da escola Bauhaus. 2011. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/121098-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121098-
dc.description.abstractLevando em conta o contexto histórico, artístico e filosófico da Alemanha no início do século XX, bem como as iniciativas que buscavam uma nova concepção no ensino de Artes, os objetivos deste trabalho referem-se à realização de um estudo das concepções pedagógicas e metodológicas que permearam a escola de artes Bauhaus desde sua fundação, em 1919, até sua dissolução, em 1933, partindo das concepções pedagógicas daqueles que estiveram, de alguma forma, relacionados à história da instituição. A escola Bauhaus teve sua origem na República de Weimar, Alemanha, em um contexto de descontentamento com o ensino vigente das artes que não mais cumpria sua função na formação dos artistas. Propunha, dessa forma, uma volta às técnicas artesanais, realizando uma síntese entre o ensino das artes aplicadas e das artes livres. Assim, vemos que a Bauhaus, no âmbito do ensino de Artes, pode ser considerada como uma das mais relevantes iniciativas, procurando contemplar, em seu ensino e metodologia, tanto a arte autônoma quanto as artes aplicadas, promovendo uma união entre a técnica e o potencial criativo inerente ao ser humano. Diante se sua trajetória e concepções pedagógicas, vindas daqueles que sobre ela exerceram influência, é possível perceber a marca deixada pela existência da Bauhaus no cenário artístico, social e educacional no período que precedeu a Segunda Guerra Mundial, preservando-se ainda nos dias atuaispt
dc.format.extent53 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectBauhauspt
dc.subjectEducação artística (Ensino fundamental)pt
dc.subjectArte e educaçãopt
dc.subjectAlemanhapt
dc.titleConcepções pedagógicas da escola Bauhauspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filescatolin_jf_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000691445-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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