You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121138
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCapellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]-
dc.contributor.authorShibukawa, Priscila Hikaru-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:28:46Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:43:31Z-
dc.date.available2015-03-23T15:28:46Z-
dc.date.available2016-10-25T20:43:31Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSHIBUKAWA, Priscila Hikaru. Inclusão escolar de um aluno com autismo: descrevendo práticas de alfabetização em uma escola pública - ciclo I. 2013. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/121138-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121138-
dc.description.abstractLearning the written language has been the subject of research and study of various sciences in recent decades, in the same way that inclusion in regular education of students with disabilities such as autism, also has been the subject of discussions in the academic and even political. However, it can be observed that these two topics are disjointed, despite the importance of ownership of the system of writing by students with autism, because that would be a way to facilitate social interaction, which is the principal difficulty of this students. This research intend to describe the inclusion process of a student with autism into a common room of the initial years, in a public school, observing which are the strategies used by the teacher in the literacy process, as well as analyze the collaborative process developed by the researcher. The methodology was a qualitative and collaborative research, the kind of case study. The participants were a teacher and her students, from the cycle I of Primary School of a public school, among which, one is diagnosed with autism. The instruments used to the data’s analysis were interviews, with the teacher and the mother of the student with autism; the written productions of the student during the research; camp diary; and the observations made during the research. To the interventions, were used alternative practices, including material production (a mobile alphabet and a album of photos), that make more easy the process of literacy, The results showed the great difficulty in performing the interventions in a collaborative process, considering that in the observations, it was found that the practices of this teacher were traditional, and also there was no planning, on her part, content to be deal with the students. Otherwise, related to the development of the autism student’s written language, it could be seen like a breakthrough, have in...en
dc.description.abstractA aprendizagem da língua escrita tem sido objeto de pesquisa e estudo de várias ciências nas últimas décadas, da mesma forma que a inclusão no ensino regular de alunos com deficiência, como o autismo, também vem sendo alvo de discussões no âmbito acadêmico e até mesmo político. No entanto, pode-se observar que essas duas temáticas encontram-se desarticuladas, apesar da importância da apropriação do sistema da escrita pelos alunos com autismo, pois essa seria uma forma de facilitar a interação social, dificuldade principal desses educandos. Essa pesquisa prontifica-se a descrever o processo de inclusão de um aluno com autismo em uma sala comum dos anos iniciais, de uma escola pública, observando quais são as estratégias utilizadas pelo professor nos processos de alfabetização e letramento, bem como analisar o apoio colaborativo desenvolvido pela pesquisadora. A Metodologia da pesquisa foi qualitativa participante, do tipo estudo de caso. Os participantes foram uma professora e seus alunos, do Ciclo I do Ensino Fundamental de uma escola pública, dentre os quais, um tem diagnóstico de autismo. Os instrumentos adotados para a análise de dados foram: entrevistas, com a professora e com a mãe do aluno com autismo; as produções escritas do aluno no decorrer da pesquisa; diário de campo; e as observações feitas durante a pesquisa. Para as intervenções foram utilizadas práticas alternativas, incluindo a produção de material (alfabeto móvel e álbum de fotografias) que facilitassem o processo de alfabetização e letramento do aluno. Os resultados mostraram a intensa dificuldade em realizar as intervenções de maneira colaborativa, à medida que, a partir das observações, constatou-se que as práticas da docente eram tradicionais e também não havia planejamento, por parte dela, dos conteúdos a serem trabalhados com os alunos. Em contrapartida, com...pt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectAlfabetizaçãopt
dc.subjectAutismopt
dc.subjectInclusão em educaçãopt
dc.subjectTrabalho de grupo na educaçãopt
dc.subjectLiteracypt
dc.titleInclusão escolar de um aluno com autismo: descrevendo práticas de alfabetização em uma escola pública - ciclo Ipt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000728120.pdf-
dc.identifier.aleph000728120-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.