Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121152
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Tuppy, Maria Isabel Nogueira [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Silva, Adriana da | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:28:47Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:43:33Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:28:47Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:43:33Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Adriana da. A roda de conversa e sua importância na sala de aula. 2012. 74 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/121152 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121152 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho estuda questões relativas à área da Educação Infantil, no que tange à sua metodologia, em específico, ao método da Roda de Conversa e sua importância na sala de aula. Objetiva-se com este estudo, levantar o aporte teórico dessa estratégia metodológica, considerada por diversos autores e especialistas da educação, como uma ferramenta importante para os educadores, porque contribui no relacionamento e na interação entre professor e aluno e entre alunos e seus colegas, pois com o método da Roda de Conversa, o aluno passa a ter voz, é estimulado a se comunicar, melhor contextualizando seu aprendizado. O processo de ensino aprendizagem centrado nos métodos tradicionais de ensino, em geral, não valorizam o diálogo, ou seja, o professor é o único detentor do “status” do saber. Diversos autores que tratam do assunto foram abordados nessa pesquisa bibliográfica, com o intuito de oferecer subsídios para reflexões sobre a metodologia em pauta, considerando que ela pode se constituir em um importante instrumento para que o professor levante os conhecimentos prévios dos alunos, permitindo a eles, a expressão de suas idéias, o desenvolvimento da imaginação e da curiosidade, superando a relação controladora que normalmente está presente nos processos educacionais tradicionais, além de fomentar conceitos de democracia, respeito, valores, regras, cidadania e facilitar a análise de aspectos importantes do desenvolvimento, como a fala, a postura e a dicção. Parte-se do pressuposto, de que a Roda de Conversa pode auxiliar o aluno a tornar-se mais crítico, participativo e equilibrado na sua relação social | pt |
dc.format.extent | 74 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação pre-escolar | pt |
dc.subject | Conversação | pt |
dc.subject | Comunicação | pt |
dc.subject | Salas de aula | pt |
dc.subject | Ensino | pt |
dc.subject | Educação de crianças | pt |
dc.subject | Dialogo | pt |
dc.title | A roda de conversa e sua importância na sala de aula | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | silva_a_tcc_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000716201 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.