You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121203
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSpazziani, Maria de Lourdes [UNESP]-
dc.contributor.authorSilva, Frederico Horie-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:28:54Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:43:39Z-
dc.date.available2015-03-23T15:28:54Z-
dc.date.available2016-10-25T20:43:39Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationSILVA, Frederico Horie. Alegria além do recreio: refazendo nossa história na escola. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/121203-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121203-
dc.description.abstractO presente trabalho analisa a contribuição de um projeto extracurricular no que se refere à formação do autoconceito de quatro alunos das séries finais do Ensino Fundamental I, que apresentam problemas de relacionamento no ambiente escolar e que são marginalizados e vítimas de preconceito. A partir dos princípios metodológicos da pesquisa-ação, o referido projeto desenvolveu atividades que contribuem para valorizar a autonomia, o senso coletivo e a humildade e levou em consideração a diversidade e as diferenças que cada aluno possui. As atividades foram divididas em ciclos nos quais os alunos escolhiam os temas de estudo e a partir deles elaborou-se um planejamento e desenvolveu-se uma série de atividades coletivas que culminaram em uma apresentação daquilo que foi construído/apreendido para as respectivas turmas dos alunos envolvidos. O método de coleta de dados baseou-se em conversas informais com os alunos, com os pais e equipe pedagógica da escola; em observações dos alunos e das intervenções dos educadores-pesquisadores no decorrer do projeto e gravadas em audiovisual. A análise dos dados permitiu inferir que o projeto extracurricular denominado “Aprendendo com Alegria” colaborou na construção de um autoconceito positivo dos envolvidos, porém, mostrou-se frágil diante da complexidade de fatores que influenciam na formação do autoconceito dos alunos, como a visão de pessoas significativas como os pais, professores e equipe pedagógicapt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação - Aspectos psicológicospt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectAutoconceitopt
dc.titleAlegria além do recreio: refazendo nossa história na escolapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesilva_fh_tcc_bot.pdf-
dc.identifier.aleph000607562-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.