Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121203
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Spazziani, Maria de Lourdes [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Silva, Frederico Horie | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:28:54Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:43:39Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:28:54Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:43:39Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Frederico Horie. Alegria além do recreio: refazendo nossa história na escola. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/121203 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121203 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho analisa a contribuição de um projeto extracurricular no que se refere à formação do autoconceito de quatro alunos das séries finais do Ensino Fundamental I, que apresentam problemas de relacionamento no ambiente escolar e que são marginalizados e vítimas de preconceito. A partir dos princípios metodológicos da pesquisa-ação, o referido projeto desenvolveu atividades que contribuem para valorizar a autonomia, o senso coletivo e a humildade e levou em consideração a diversidade e as diferenças que cada aluno possui. As atividades foram divididas em ciclos nos quais os alunos escolhiam os temas de estudo e a partir deles elaborou-se um planejamento e desenvolveu-se uma série de atividades coletivas que culminaram em uma apresentação daquilo que foi construído/apreendido para as respectivas turmas dos alunos envolvidos. O método de coleta de dados baseou-se em conversas informais com os alunos, com os pais e equipe pedagógica da escola; em observações dos alunos e das intervenções dos educadores-pesquisadores no decorrer do projeto e gravadas em audiovisual. A análise dos dados permitiu inferir que o projeto extracurricular denominado “Aprendendo com Alegria” colaborou na construção de um autoconceito positivo dos envolvidos, porém, mostrou-se frágil diante da complexidade de fatores que influenciam na formação do autoconceito dos alunos, como a visão de pessoas significativas como os pais, professores e equipe pedagógica | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação - Aspectos psicológicos | pt |
dc.subject | Ensino fundamental | pt |
dc.subject | Autoconceito | pt |
dc.title | Alegria além do recreio: refazendo nossa história na escola | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | silva_fh_tcc_bot.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000607562 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.