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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121241
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFargetti, Cristina Martins [UNESP]-
dc.contributor.authorSilva, Margarete Maria da-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:28:58Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:43:44Z-
dc.date.available2015-03-23T15:28:58Z-
dc.date.available2016-10-25T20:43:44Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSILVA, Margarete Maria da. O Paradigma iniciário e a refacção no ensino de produção textual. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/121241-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121241-
dc.description.abstractA prática da reescrita é um dos métodos mais eficazes para aprender a dar sentido aos textos produzidos, a escrever textos coesos e coerentes, a não cometer erros de gramática, a se familiarizar com a ortografia da língua e, consequentemente, cometer cada vez menos erros desse tipo. Além disso, a reescrita permite chegar a textos com argumentação bem construída, a sair de textos de senso comum, a deixar de lado a linguagem infantilizada, a escrever para um leitor que não apenas o professor e a se acostumar com as características próprias de cada tipo de texto. Foram realizadas análises de textos escritos por estudantes do 2º ano do Ensino Médio a partir dos pressupostos teórico-metodológicos referentes ao paradigma indiciário, paradigma este que permite análises do tipo qualitativa, desenvolvido no âmbito das ciências humanas. A partir do olhar de detetive proposto pelo paradigma indiciário foi possível indicar os erros cometidos pelos estudantes, fazê-los refletir sobre os próprios textos e melhorá-los através da reescrita. Os resultados obtidos com as refacções mostram que é este um método eficiente de se trabalhar em sala de aula, pois essa prática permite que o aluno se volte para os seus erros de forma a corrigi-los. Além disso, é possível concluir que essa prática constante tende sempre a trazer resultados positivos, visto que quantas mais forem as reescritas, melhor o texto se torna. Nesse sentido, a utilização do paradigma indiciário é muito pertinente por permitir uma análise minuciosa, mais atenta aos erros cometidos e às análises dos mesmospt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEscola Estadual Professor Martinho Rubens Bellucopt
dc.subjectEscritapt
dc.subjectParadigma (Linguística)pt
dc.titleO Paradigma iniciário e a refacção no ensino de produção textualpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesilva_mm_tcc_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000709429-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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