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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121241
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Fargetti, Cristina Martins [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Silva, Margarete Maria da | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:28:58Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:43:44Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:28:58Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:43:44Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Margarete Maria da. O Paradigma iniciário e a refacção no ensino de produção textual. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2012. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/121241 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121241 | - |
dc.description.abstract | A prática da reescrita é um dos métodos mais eficazes para aprender a dar sentido aos textos produzidos, a escrever textos coesos e coerentes, a não cometer erros de gramática, a se familiarizar com a ortografia da língua e, consequentemente, cometer cada vez menos erros desse tipo. Além disso, a reescrita permite chegar a textos com argumentação bem construída, a sair de textos de senso comum, a deixar de lado a linguagem infantilizada, a escrever para um leitor que não apenas o professor e a se acostumar com as características próprias de cada tipo de texto. Foram realizadas análises de textos escritos por estudantes do 2º ano do Ensino Médio a partir dos pressupostos teórico-metodológicos referentes ao paradigma indiciário, paradigma este que permite análises do tipo qualitativa, desenvolvido no âmbito das ciências humanas. A partir do olhar de detetive proposto pelo paradigma indiciário foi possível indicar os erros cometidos pelos estudantes, fazê-los refletir sobre os próprios textos e melhorá-los através da reescrita. Os resultados obtidos com as refacções mostram que é este um método eficiente de se trabalhar em sala de aula, pois essa prática permite que o aluno se volte para os seus erros de forma a corrigi-los. Além disso, é possível concluir que essa prática constante tende sempre a trazer resultados positivos, visto que quantas mais forem as reescritas, melhor o texto se torna. Nesse sentido, a utilização do paradigma indiciário é muito pertinente por permitir uma análise minuciosa, mais atenta aos erros cometidos e às análises dos mesmos | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Escola Estadual Professor Martinho Rubens Belluco | pt |
dc.subject | Escrita | pt |
dc.subject | Paradigma (Linguística) | pt |
dc.title | O Paradigma iniciário e a refacção no ensino de produção textual | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | silva_mm_tcc_arafcl.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000709429 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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