Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121288
- Title:
- Tema transversal saúde na escola: diagnóstico e possibilidades
- Silva, Tamar Vieira da
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Introdução: A sociedade brasileira tem sofrido grandes transformações nessas últimas décadas e o papel da escola e sua importância também. Com a queda da Ditadura Militar, que vigorou de 1964 até 1985 e com a promulgação da Constituição da República em 1988, que teve como um dos objetivos principais a inclusão social, entre outras iniciativas no âmbito das políticas educacionais, foi dado início à elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais, cuja primeira publicação se deu em 1997. Assim, além das disciplinas tradicionais como: Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências Naturais, Geografia, Artes e Educação Física, a escola também deveria trabalhar os chamados Temas Transversais: Meio ambiente, Ética, Pluralidade Cultural, Saúde, Orientação Sexual e Trabalho e Consumo, temas esses, que devem permear toda a prática educativa. Como será que as escolas vêm desenvolvendo a proposta de Temas Transversais? Será que a saúde é uma preocupação? Se a resposta for afirmativa, de que modo ela vem sendo conduzida? Objetivo: Baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, este trabalho pretendeu avaliar a importância do tema transversal Saúde, bem como investigar os impactos desse documento na educação escolar do ensino fundamental. Metodologia: Para tanto, serão realizadas pesquisas bibliográficas e também documentais da escola, como o projeto político pedagógico e os livros didáticos utilizados. Conclusões: As conclusões elencadas neste trabalho são que o tema transversal Saúde é pouco trabalhado no ensino fundamental, devido, entre outros fatores, ao despreparo do professor e a concepção equivocada que ainda há nos educadores relacionando saúde às doenças e à higiene unicamente
- 2013
- SILVA, Tamar Vieira da. Tema transversal saúde na escola: diagnóstico e possibilidades. 2013. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.
- 57 f.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Ensino elementar
- Ensino fundamental
- Temas transversais
- Educação sanitária
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/121288
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.