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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121288
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dc.contributor.advisorDarido, Suraya Cristina [UNESP]-
dc.contributor.authorSilva, Tamar Vieira da-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:29:01Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:43:50Z-
dc.date.available2015-03-23T15:29:01Z-
dc.date.available2016-10-25T20:43:50Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSILVA, Tamar Vieira da. Tema transversal saúde na escola: diagnóstico e possibilidades. 2013. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/121288-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121288-
dc.description.abstractIntrodução: A sociedade brasileira tem sofrido grandes transformações nessas últimas décadas e o papel da escola e sua importância também. Com a queda da Ditadura Militar, que vigorou de 1964 até 1985 e com a promulgação da Constituição da República em 1988, que teve como um dos objetivos principais a inclusão social, entre outras iniciativas no âmbito das políticas educacionais, foi dado início à elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais, cuja primeira publicação se deu em 1997. Assim, além das disciplinas tradicionais como: Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências Naturais, Geografia, Artes e Educação Física, a escola também deveria trabalhar os chamados Temas Transversais: Meio ambiente, Ética, Pluralidade Cultural, Saúde, Orientação Sexual e Trabalho e Consumo, temas esses, que devem permear toda a prática educativa. Como será que as escolas vêm desenvolvendo a proposta de Temas Transversais? Será que a saúde é uma preocupação? Se a resposta for afirmativa, de que modo ela vem sendo conduzida? Objetivo: Baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, este trabalho pretendeu avaliar a importância do tema transversal Saúde, bem como investigar os impactos desse documento na educação escolar do ensino fundamental. Metodologia: Para tanto, serão realizadas pesquisas bibliográficas e também documentais da escola, como o projeto político pedagógico e os livros didáticos utilizados. Conclusões: As conclusões elencadas neste trabalho são que o tema transversal Saúde é pouco trabalhado no ensino fundamental, devido, entre outros fatores, ao despreparo do professor e a concepção equivocada que ainda há nos educadores relacionando saúde às doenças e à higiene unicamentept
dc.format.extent57 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEnsino elementarpt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectTemas transversaispt
dc.subjectEducação sanitáriapt
dc.titleTema transversal saúde na escola: diagnóstico e possibilidadespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000797398.pdf-
dc.identifier.aleph000797398-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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