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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121288
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Darido, Suraya Cristina [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Silva, Tamar Vieira da | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:29:01Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:43:50Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:29:01Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:43:50Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Tamar Vieira da. Tema transversal saúde na escola: diagnóstico e possibilidades. 2013. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/121288 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121288 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A sociedade brasileira tem sofrido grandes transformações nessas últimas décadas e o papel da escola e sua importância também. Com a queda da Ditadura Militar, que vigorou de 1964 até 1985 e com a promulgação da Constituição da República em 1988, que teve como um dos objetivos principais a inclusão social, entre outras iniciativas no âmbito das políticas educacionais, foi dado início à elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais, cuja primeira publicação se deu em 1997. Assim, além das disciplinas tradicionais como: Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências Naturais, Geografia, Artes e Educação Física, a escola também deveria trabalhar os chamados Temas Transversais: Meio ambiente, Ética, Pluralidade Cultural, Saúde, Orientação Sexual e Trabalho e Consumo, temas esses, que devem permear toda a prática educativa. Como será que as escolas vêm desenvolvendo a proposta de Temas Transversais? Será que a saúde é uma preocupação? Se a resposta for afirmativa, de que modo ela vem sendo conduzida? Objetivo: Baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, este trabalho pretendeu avaliar a importância do tema transversal Saúde, bem como investigar os impactos desse documento na educação escolar do ensino fundamental. Metodologia: Para tanto, serão realizadas pesquisas bibliográficas e também documentais da escola, como o projeto político pedagógico e os livros didáticos utilizados. Conclusões: As conclusões elencadas neste trabalho são que o tema transversal Saúde é pouco trabalhado no ensino fundamental, devido, entre outros fatores, ao despreparo do professor e a concepção equivocada que ainda há nos educadores relacionando saúde às doenças e à higiene unicamente | pt |
dc.format.extent | 57 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Ensino elementar | pt |
dc.subject | Ensino fundamental | pt |
dc.subject | Temas transversais | pt |
dc.subject | Educação sanitária | pt |
dc.title | Tema transversal saúde na escola: diagnóstico e possibilidades | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 000797398.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000797398 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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