You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121386
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza Neto, Samuel de [UNESP]-
dc.contributor.advisorCyrino, Marina [UNESP]-
dc.contributor.authorSousa, Rosemeire Lacerda de-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:29:11Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:44:02Z-
dc.date.available2015-03-23T15:29:11Z-
dc.date.available2016-10-25T20:44:02Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSOUSA, Rosemeire Lacerda de. A formação do professor reflexivo no periódico Educação e Pesquisa - 1984 a 2010. 2012. 97 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/121386-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121386-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo compreender a formação docente na perspectiva do professor reflexivo, buscando averiguar nesse processo temas emergentes vinculados ao periódico Educação e Pesquisa, fonte de coleta de dados. Neste itinerário optamos pela pesquisa qualitativa, do tipo descritivo, escolhendo como técnica para a coleta de dados a fonte documental, seguida de análise documental. Entre os resultados coletados na revista, periódico de 1975 a 2010, apontaram-se como significativos os eixos reflexão, saberes, identidade e profissionalização docente, prática pedagógica, formação inicial e formação continuada. Neste contexto observou-se que as pesquisas de ênfase critico reflexiva vem contribuindo teoricamente para a disseminação do conceito da formação reflexiva inicial e continuada de professores que buscam por meio desta perspectiva o desenvolvimento profissional e o reconhecimento como produtores de conhecimento na área que atuam. Outras questões observadas assinalaram para a compreensão da formação reflexiva como uma concepção que pode auxiliar o docente no processo de reconhecimento da sua identidade profissional marcada pela influência direta da cultura da qual os docentes estão inseridos. Nesta direção foi também identificado que as tomadas de decisões no âmbito escolar, dentro e fora da sala de aula, requerem do docente a mobilização de saberes que vão além da teoria aprendida nos anos de formação acadêmica, buscando auxilio nas vivências pré-profissionais para a elaboração dos saberes docentes. Porém, elucidou-se que os docentes reflexivos e investigadores da sua própria prática tendem a ser favorecidos por este tipo de prática, podendo provocar inovações na educação e em seu próprio desenvolvimento profissional. Concluindo, pode-se dizer que o estudo do periódico Educação e Pesquisa perspectivado... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.format.extent97 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação e Pesquisa (Revista) 1984 - 2010 1975 - 2010pt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectReflexão (Filosofia)pt
dc.titleA formação do professor reflexivo no periódico Educação e Pesquisa - 1984 a 2010pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesousa_rl_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000716104-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.