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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121453
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMadeira, Newton Goulart [UNESP]-
dc.contributor.advisorDiniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]-
dc.contributor.authorSouza, Paula Aiello Tomé de-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:29:18Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:44:10Z-
dc.date.available2015-03-23T15:29:18Z-
dc.date.available2016-10-25T20:44:10Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationSOUZA, Paula Aiello Tomé de. Pediculose na escola - uma oportunidade para aprender e ensinar. 2009. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/121453-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121453-
dc.description.abstractO piolho de cabeça atualmente é um problema mundial e não está relacionado à pobreza, falta de higiene, desleixo. Sua prevalência é alta na idade escolar de três a doze anos de idade. Quando uma criança o adquire tem um sentimento de vergonha, deixa de ir à escola e raramente é encaminhada para cuidados médicos. Geralmente para o controle, as famílias utilizam substâncias tóxicas, inseticidas domiciliares, produtos inflamáveis e ervas na cabeça das crianças. E ainda, acreditam que o piolho pode ser transmissor de doenças. Há uma falta de informação e neste caso, a educação se faz necessária. O objetivo deste trabalho foi elaborar um instrumento de avaliação de professores das séries iniciais do ensino fundamental I, da rede pública de ensino, da cidade de Botucatu – SP, relacionado à pediculose. Esta análise ocorreu através de um questionário constituído de 10 perguntas abertas e 14 fechadas (concordo e discordo) com abordagem educacional (ensino sobre piolho - conhecimento, atitude e prática) e com uma abordagem didática sobre biologia, diagnóstico, prevenção, tratamento, transmissão sobre o piolho de cabeça. Este trabalho foi realizado em 9 escolas da rede pública do ensino fundamental I com 108 professores.Todos os dados foram tabulados no programa Microsoft Excel 2000 versões 7.0 e as análises foram realizadas com base na estatística descritiva, não – paramétrica, segundo o método estatístico que consiste em técnica de análise de variância não paramétrica para o modelo com um fator – Teste de Kruskal-Wallis e por tabelas de freqüência. A análise estatística dos dados obtidos dos questionários mostrou como resultados mais pertinentes a posição de 100% dos professores que nunca deixam de falar sobre piolho em sala de aula, nunca proíbem o aluno... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectCiências biológicas. Ensino fundamentalpt
dc.subjectPediculose - Estudo e ensinopt
dc.subjectProfessorespt
dc.titlePediculose na escola - uma oportunidade para aprender e ensinarpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesouza_pat_tcc_bot.pdf-
dc.identifier.aleph000612159-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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