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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121465
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPezzato, João Pedro [UNESP]-
dc.contributor.authorSouza, Thiago Tavares de-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:29:18Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:44:12Z-
dc.date.available2015-03-23T15:29:18Z-
dc.date.available2016-10-25T20:44:12Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationSOUZA, Thiago Tavares de. Aulas eventuais de geografia: seus professores, desafios e possibilidades. 2007. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/121465-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121465-
dc.description.abstractOs “professores eventuais” são figuras conhecidas dos alunos do sistema de ensino público do Estado de São Paulo devido à freqüência com que aparecem nas salas de aula. As aulas eventuais são atribuídas a professores chamados a substituírem os regulares, ou titulares de turmas, nas escolas públicas estaduais do Estado de São Paulo. Tais aulas aparecem como uma incógnita para os profissionais que são colocados a enfrentar uma situação nova, dar aulas em tempos fragmentados, desconhecendo o desenvolvimento das atividades do professor titular, o conteúdo em andamento e as práticas comumente adotadas. Estes são profissionais, licenciados ou estudantes de graduação, que substituem os professores titulares da sala quando da ausência destes por um período inferior a quinze dias, trabalham geralmente em situação precária, seja no que diz respeito à legislação, aos horários, aos conteúdos, ou mesmo em relação a outros membros da comunidade escolar. Além disso, tomando como base os relatos presentes na bibliografia, nos depoimentos colhidos pela pesquisa e nossa experiência pessoal, percebemos que tal situação vem sendo ignorada nos meios acadêmicos e políticos, tornando-se uma chaga oculta na já defasada educação pública paulista. O presente Trabalho tem como objetivo analisar as aulas eventuais e professores e estudantes que atuam nas aulas da área de Geografia,com vistas a compreender a forma pela qual são oferecidas tais aulas e as conseqüências que podem ter na formação destes profissionais. Assim, propomos registrar os questionamentos dos profissionais que possuem algumas experiências com esta modalidade de aula. Ao fazermos isso, buscamos discutir o tema com o intuito de tornar tais experiências mais positivas uma vez que temos um levantamento preliminar com uma série de relatos extremamente contundentes envolvendo as aulas eventuaispt
dc.format.extent59 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.titleAulas eventuais de geografia: seus professores, desafios e possibilidadespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesouza_tt_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000585287-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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