You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121585
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorChaluh, Laura Noemi [UNESP]-
dc.contributor.authorTobias, Joseane Karine-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:29:31Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:44:27Z-
dc.date.available2015-03-23T15:29:31Z-
dc.date.available2016-10-25T20:44:27Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationTOBIAS, Joseane Karine. Saber docente e acadêmico: possibilidade para uma formação coerente. 2011. 92 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/121585-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121585-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta a experiência vivenciada, no ambiente universitário, de um grupo de alunos da Pedagogia que se envolveram no projeto de extensão “Grupo de Formação: Diálogo e Alteridade” no ano de 2010, oferecido na UNESP de Rio Claro. O objetivo geral do trabalho é compreender, a partir de análise de documentos, os processos formativos desencadeados nesses alunos, no contexto desse projeto e entender as contribuições do mesmo para a formação inicial. Este trabalho discute, a partir de uma pesquisa bibliográfica, os conceitos de saberes docentes, diálogo e trabalho coletivo. Os dados serão obtidos a partir da leitura de uma série de documentos: caderno de registro do grupo, caderno de registro da pesquisadora e as avaliações elaboradas pelos participantes do primeiro e do segundo semestre do ano de 2010. A partir da discussão dos textos e das trocas das experiências desses alunos (ao participar de um projeto de pesquisa na escola e de um curso de extensão para professores da rede municipal de ensino), o projeto de extensão, promovia em nós, universitários, um processo formativo diferente dos moldes convencionais. Isto repercutiu e permitiu uma complementação da formação acadêmica justamente por estar vinculada às experiências advindas da prática docente, e, com isso, uma visão diferenciada e mais próxima da realidade escolar. Busco, nesse contexto, analisar os saberes construídos por esses estudantes ao longo do projeto. Enfatizo as mudanças e questionamentos que foram necessários para que escola e universidade deixassem de ser meros espaços físicos e que começassem a ser parte de uma relação que permitiu a modificação nos aspectos formativos desses estudantespt
dc.format.extent92 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectDialogospt
dc.subjectExtensão universitariapt
dc.titleSaber docente e acadêmico: possibilidade para uma formação coerentept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filetobias_jk_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000691412-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.