Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121585
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Chaluh, Laura Noemi [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Tobias, Joseane Karine | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:29:31Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:44:27Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:29:31Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:44:27Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | TOBIAS, Joseane Karine. Saber docente e acadêmico: possibilidade para uma formação coerente. 2011. 92 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/121585 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121585 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta a experiência vivenciada, no ambiente universitário, de um grupo de alunos da Pedagogia que se envolveram no projeto de extensão “Grupo de Formação: Diálogo e Alteridade” no ano de 2010, oferecido na UNESP de Rio Claro. O objetivo geral do trabalho é compreender, a partir de análise de documentos, os processos formativos desencadeados nesses alunos, no contexto desse projeto e entender as contribuições do mesmo para a formação inicial. Este trabalho discute, a partir de uma pesquisa bibliográfica, os conceitos de saberes docentes, diálogo e trabalho coletivo. Os dados serão obtidos a partir da leitura de uma série de documentos: caderno de registro do grupo, caderno de registro da pesquisadora e as avaliações elaboradas pelos participantes do primeiro e do segundo semestre do ano de 2010. A partir da discussão dos textos e das trocas das experiências desses alunos (ao participar de um projeto de pesquisa na escola e de um curso de extensão para professores da rede municipal de ensino), o projeto de extensão, promovia em nós, universitários, um processo formativo diferente dos moldes convencionais. Isto repercutiu e permitiu uma complementação da formação acadêmica justamente por estar vinculada às experiências advindas da prática docente, e, com isso, uma visão diferenciada e mais próxima da realidade escolar. Busco, nesse contexto, analisar os saberes construídos por esses estudantes ao longo do projeto. Enfatizo as mudanças e questionamentos que foram necessários para que escola e universidade deixassem de ser meros espaços físicos e que começassem a ser parte de uma relação que permitiu a modificação nos aspectos formativos desses estudantes | pt |
dc.format.extent | 92 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Professores - Formação | pt |
dc.subject | Dialogos | pt |
dc.subject | Extensão universitaria | pt |
dc.title | Saber docente e acadêmico: possibilidade para uma formação coerente | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | tobias_jk_tcc_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000691412 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.