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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121595
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Angelis, Dejanira de Franceschi de [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Tomasella, Richard Clayton | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:29:32Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:44:28Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:29:32Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:44:28Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | TOMASELLA, Richard Clayton. Efeito da adição de butanol na biodegradabilidade da gasolina e do óleo diesel. 2009. vi, 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Engenharia Ambiental) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/121595 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121595 | - |
dc.description.abstract | The increase in the oil price and the current trend of using renewable raw materials for the production of chemicals renew the interest in the production of biobutanol that, produced by fermentation of agricultural raw materials, can be used as a component of gasoline and diesel. With the commercialization of new fuels, environmental damages due to spills can occur. Among other techniques, the clean-up of these contaminated areas can be achieved with bioremediation, a technique based on the action of microorganisms, which has the advantage of turning hazardous contaminants into non toxic substances such as CO2, water and biomass. Thus, bearing in mind the use of biobutanol in the near future as a gasoline extender and due to the lack of knowledge of the effects of butanol on the biodegradation of gasoline, this work aimed to assess the aerobic biodegradation of butanol/gasoline blends and butanol/diesel (20% v/v), being the latter compared to the ethanol/gasoline blend and biodiesel/diesel (20% v/v), respectively. Two experimental techniques were employed, namely the respirometric method and the redox indicator 2,6-dichlorophenol indophenol (DCPIP) test. In the former, experiments simulating the contamination of natural environments were carried out in biometer flasks, used to measure the microbial CO2 production. The DCPIP test assessed the capability of four inocula to biodegrade the fuel blends. In butanol/gasoline experiments the addition of the alcohols to the gasoline resulted in positive synergic effects on the biodegradation of the fuels in soil and...(Complete abstract click electronic access below) | en |
dc.description.abstract | O aumento do preço do petróleo e a tendência atual do uso de matérias-primas renováveis para a produção de produtos químicos renovam o interesse na produção de biobutanol que, produzido via fermentação de matérias-primas agrícolas, pode ser utilizado como um componente da gasolina e do óleo diesel. Com a comercialização desse novo biocombutível, poderão ocorrer danos ambientais devido ao derramamento dessas substâncias. Entre outras técnicas, a limpeza dessas áreas contaminadas pode ser alcançada com biorremediação, uma técnica baseada na ação de microrganismos, que tem a vantagem de transformar contaminantes perigosos em substâncias não tóxicas, como o CO2, água e biomassa. Assim, tendo em mente a utilização de biobutanol no futuro próximo como um aditivo gasolina e devido à falta de conhecimento dos efeitos de butanol sobre a biodegradação de gasolina, este trabalho visou avaliar a biodegradação aeróbia da concentração da mistura butanol/gasolina e butanol/diesel (20% v/v), em comparação com a concentração da mistura etanol/gasolina e biodiesel/diesel (20% v/v), respectivamente. Para tanto, foram empregadas duas técnicas, o método respirométrico e o teste do indicador redox 2,6-diclorofenol indofenol (DCPIP). No primeiro, experimentos simulando a contaminação de um ambiente natural foram realizados em respirômetros de Bartha, usados para medir a produção microbiana de CO2. Com o teste do indicador, a capacidade de quatro inóculos em biodegradar as misturas de 20 % foi testada. Nos experimentos butanol/gasolina, a adição de álcoois na gasolina resultou em efeitos sinérgicos positivos na biodegradação dos combustíveis no solo e na água. Além disso, resultados sugerem que o butanol promoveu uma melhor biodegradação da...(Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo) | pt |
dc.format.extent | vi, 47 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Engenharia ambiental | pt |
dc.subject | Biodegradação | pt |
dc.subject | Misturas | pt |
dc.subject | Biodegradabilidade de combustíveis | pt |
dc.subject | Ethanol | en |
dc.subject | Gasoline | en |
dc.subject | Biodegradation | en |
dc.subject | Blends | en |
dc.subject | Soil | en |
dc.title | Efeito da adição de butanol na biodegradabilidade da gasolina e do óleo diesel | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | tomasella_rc_tcc_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000608674 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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