You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121620
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]-
dc.contributor.authorTrevisani, Josiane de Almeida-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:29:33Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:44:31Z-
dc.date.available2015-03-23T15:29:33Z-
dc.date.available2016-10-25T20:44:31Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationTREVISANI, Josiane de Almeida. A física no 1º ciclo do ensino fundamental: uma abordagem construtivista. 2010. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/121620-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121620-
dc.description.abstractTodos nós sabemos o quanto é importante uma base de conhecimentos sólida, para que, posteriormente, quando forem ensinados os novos conceitos, os alunos possam fazer relações com o conhecimento que já possuem, com maior facilidade. Verificamos no Ensino Médio a grande dificuldade dos alunos têm para o aprendizado de Física, além da idéia pré-concebida que eles possuem de que é uma disciplina de difícil compreensão. Porém, essas dificuldades, em sua grande parte são advindas da compreensão dos textos de e do desenvolvimento de cálculos, ou seja, essas dificuldades provêm das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática. Com base na situação descrita acima, o presente trabalho tem o objetivo de buscar alternativas para este problema, trabalhando desde a base destes conhecimentos, através de atividades desenvolvidas com o primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Dessa maneira, levamos para escola pública de um bairro periférico de Presidente Prudente, mais especificamente, para a 3ª série do ensino fundamental, uma atividade com conceitos de Física para desenvolver com as crianças, estimulando o raciocínio das mesmas e a incentivando a busca por soluções para situações-problemas, utilizando-se para isso das idéias propostas pelo Construtivismo, fundamentadas na epistemologia de Piaget. Este trabalho sempre visou a valorização do conhecimento prévio desses alunos e estabelecendo relações com o seu cotidianopt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectPiaget, Jean - 1896-1980pt
dc.subjectFisicapt
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectEpistemologiapt
dc.titleA física no 1º ciclo do ensino fundamental: uma abordagem construtivistapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filetrevisani_ja_tcc_prud.pdf-
dc.identifier.aleph000715158-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.