Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121620Registro de metadados completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP] | - |
| dc.contributor.author | Trevisani, Josiane de Almeida | - |
| dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:29:33Z | - |
| dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:44:31Z | - |
| dc.date.available | 2015-03-23T15:29:33Z | - |
| dc.date.available | 2016-10-25T20:44:31Z | - |
| dc.date.issued | 2010 | - |
| dc.identifier.citation | TREVISANI, Josiane de Almeida. A física no 1º ciclo do ensino fundamental: uma abordagem construtivista. 2010. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010. | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/121620 | - |
| dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121620 | - |
| dc.description.abstract | Todos nós sabemos o quanto é importante uma base de conhecimentos sólida, para que, posteriormente, quando forem ensinados os novos conceitos, os alunos possam fazer relações com o conhecimento que já possuem, com maior facilidade. Verificamos no Ensino Médio a grande dificuldade dos alunos têm para o aprendizado de Física, além da idéia pré-concebida que eles possuem de que é uma disciplina de difícil compreensão. Porém, essas dificuldades, em sua grande parte são advindas da compreensão dos textos de e do desenvolvimento de cálculos, ou seja, essas dificuldades provêm das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática. Com base na situação descrita acima, o presente trabalho tem o objetivo de buscar alternativas para este problema, trabalhando desde a base destes conhecimentos, através de atividades desenvolvidas com o primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Dessa maneira, levamos para escola pública de um bairro periférico de Presidente Prudente, mais especificamente, para a 3ª série do ensino fundamental, uma atividade com conceitos de Física para desenvolver com as crianças, estimulando o raciocínio das mesmas e a incentivando a busca por soluções para situações-problemas, utilizando-se para isso das idéias propostas pelo Construtivismo, fundamentadas na epistemologia de Piaget. Este trabalho sempre visou a valorização do conhecimento prévio desses alunos e estabelecendo relações com o seu cotidiano | pt |
| dc.language.iso | por | - |
| dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| dc.source | Aleph | - |
| dc.subject | Piaget, Jean - 1896-1980 | pt |
| dc.subject | Fisica | pt |
| dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt |
| dc.subject | Ensino fundamental | pt |
| dc.subject | Epistemologia | pt |
| dc.title | A física no 1º ciclo do ensino fundamental: uma abordagem construtivista | pt |
| dc.type | outro | - |
| dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
| dc.identifier.file | trevisani_ja_tcc_prud.pdf | - |
| dc.identifier.aleph | 000715158 | - |
| Aparece nas coleções: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp | |
Não há nenhum arquivo associado com este item.
Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.
