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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121658
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dc.contributor.advisorSouza Neto, Samuel de [UNESP]-
dc.contributor.advisorCyrino, Marina [UNESP]-
dc.contributor.authorValério, Camila-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:29:36Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:44:36Z-
dc.date.available2015-03-23T15:29:36Z-
dc.date.available2016-10-25T20:44:36Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationVALÉRIO, Camila. Atratividade da carreira docente no curso de licenciatura em pedagogia: dilemas, escolhas e inserção profissional. 2012. 76 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/121658-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121658-
dc.description.abstractEscolher uma profissão e pensar sobre a inserção no mundo do trabalho tem se tornado tarefa cada vez mais difícil para os jovens. Vários são os fatores que podem influenciar na decisão como: as características pessoais, habilidades específicas em determinada área, o contexto histórico e o ambiente sociocultural em que o indivíduo vive, entre outros (GATTI, 2009). A decisão de uma profissão irá influenciar de forma direta ou indireta sua vida financeira, pessoal, familiar, entre outras áreas. (SANTOS, 2005). Dentre as diversas profissões existentes, no presente trabalho destacaremos a carreira docente, tendo como objetivos: 1. Investigar junto aos alunos do curso de Pedagogia da UNESP de Rio Claro as razões para a escolha da docência como profissão e; 2. Identificar no âmbito desse curso os dilemas e as perspectivas que são apontadas por esses estudantes no universo de sua formação e futura profissão. Optamos pela pesquisa qualitativa, tendo como paradigma o construtivismo social, pois parte-se do pressuposto de que as pessoas agem em função de seus valores, crenças, sentimentos e percepções. Na coleta de dados utilizamos como instrumentos o questionário, a entrevista semiestruturada e análise de conteúdo no tratamento dos dados, tendo como participantes 60 estudantes de Pedagogia na aplicação do questionário e 12 participantes escolhidos para a entrevista, sendo três discentes de cada ano). Entre os resultados encontrados observamos a forte influência que a família, os professores e a escola desempenham no jovem que está em processo de decisão profissional. Em relação a escolha do curso de Pedagogia, vimos que a motivação principal apontada pelos estudantes ficou no campo da satisfação pessoal, o gostar da profissão/área da educação apesar dos autores apontarem a docência como sendo pouco atrativa pelos jovens por diversos fatores... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.format.extent76 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectLicenciaturapt
dc.subjectInteresse profissionalpt
dc.subjectOrientação profissionalpt
dc.subjectRio Claro (SP)pt
dc.titleAtratividade da carreira docente no curso de licenciatura em pedagogia: dilemas, escolhas e inserção profissionalpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filevalerio_c_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000716191-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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