Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121658
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza Neto, Samuel de [UNESP] | - |
dc.contributor.advisor | Cyrino, Marina [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Valério, Camila | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:29:36Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:44:36Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:29:36Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:44:36Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | VALÉRIO, Camila. Atratividade da carreira docente no curso de licenciatura em pedagogia: dilemas, escolhas e inserção profissional. 2012. 76 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/121658 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121658 | - |
dc.description.abstract | Escolher uma profissão e pensar sobre a inserção no mundo do trabalho tem se tornado tarefa cada vez mais difícil para os jovens. Vários são os fatores que podem influenciar na decisão como: as características pessoais, habilidades específicas em determinada área, o contexto histórico e o ambiente sociocultural em que o indivíduo vive, entre outros (GATTI, 2009). A decisão de uma profissão irá influenciar de forma direta ou indireta sua vida financeira, pessoal, familiar, entre outras áreas. (SANTOS, 2005). Dentre as diversas profissões existentes, no presente trabalho destacaremos a carreira docente, tendo como objetivos: 1. Investigar junto aos alunos do curso de Pedagogia da UNESP de Rio Claro as razões para a escolha da docência como profissão e; 2. Identificar no âmbito desse curso os dilemas e as perspectivas que são apontadas por esses estudantes no universo de sua formação e futura profissão. Optamos pela pesquisa qualitativa, tendo como paradigma o construtivismo social, pois parte-se do pressuposto de que as pessoas agem em função de seus valores, crenças, sentimentos e percepções. Na coleta de dados utilizamos como instrumentos o questionário, a entrevista semiestruturada e análise de conteúdo no tratamento dos dados, tendo como participantes 60 estudantes de Pedagogia na aplicação do questionário e 12 participantes escolhidos para a entrevista, sendo três discentes de cada ano). Entre os resultados encontrados observamos a forte influência que a família, os professores e a escola desempenham no jovem que está em processo de decisão profissional. Em relação a escolha do curso de Pedagogia, vimos que a motivação principal apontada pelos estudantes ficou no campo da satisfação pessoal, o gostar da profissão/área da educação apesar dos autores apontarem a docência como sendo pouco atrativa pelos jovens por diversos fatores... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo) | pt |
dc.format.extent | 76 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Professores - Formação | pt |
dc.subject | Licenciatura | pt |
dc.subject | Interesse profissional | pt |
dc.subject | Orientação profissional | pt |
dc.subject | Rio Claro (SP) | pt |
dc.title | Atratividade da carreira docente no curso de licenciatura em pedagogia: dilemas, escolhas e inserção profissional | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | valerio_c_tcc_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000716191 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.