Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121696
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins do [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Ventura, Flávia Priscila | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:29:38Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:44:41Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:29:38Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:44:41Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | VENTURA, Flávia Priscila. Narrativa e experiência: percepções, práticas culturais e memórias de pessoas migrantes. 2012. 68 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/121696 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121696 | - |
dc.description.abstract | Based in the contact with adults with little education that living in two suburbs of Rio Claro-SP, whose population is largely coming from other states, there were some questions, including: What are reasons for migration are pointed in the narratives of adults little schooling participants EJA classes? So, in the first moment of this research, we present some data collected through a questionnaire applied to students of EJA, we taking information about the state and county of origin of each student. In the second stage methodology was used Oral History pointed questions about the motives of migration reported by subjects who migrated, access and search for education and practice in reading and writing. It was also realized, an activity imagery (or walker interview) with the student, highlighting elements of the landscape of the neighborhood that brings memory's birthplace. Therefore, we present here the stories of women who had migratory experience | en |
dc.description.abstract | A partir do contato com adultos pouco escolarizados residentes em dois bairros periféricos do município de Rio Claro-SP, cuja população é em grande parte oriunda de outros estados, surgiram algumas indagações, entre elas: Quais motivos para a migração são apontados nas narrativas de adultos pouco escolarizados frequentadores de turmas de EJA? Assim, num primeiro momento dessa pesquisa, apresentam-se alguns dados coletados por meio de questionário aplicado a educandos da EJA, levantando informações sobre o estado e município de origem de cada educando. Na segunda etapa foi utilizada a metodologia história oral apontando questões sobre os motivos da migração relatados pelos sujeitos que migraram, o acesso e a busca por escolarização e as práticas de leitura e escrita. Foi realizada também, uma atividade imagética (ou entrevista caminhante) com uma educanda, apontando elementos da paisagem do bairro que traz à memória o local de nascimento. Portanto, apresentam-se aqui as narrativas de mulheres que passaram pela experiência migratória | pt |
dc.format.extent | 68 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação de adultos | pt |
dc.subject | Educação de adultos - Narrativas pessoais | pt |
dc.subject | Migração | pt |
dc.subject | Analfabetismo | pt |
dc.subject | Migração - Aspectos psicologicos | pt |
dc.subject | Educação do adolescente | pt |
dc.subject | Educação de adultos - Experiências | pt |
dc.subject | Historia oral | pt |
dc.subject | Memoria | pt |
dc.subject | Percepção | pt |
dc.title | Narrativa e experiência: percepções, práticas culturais e memórias de pessoas migrantes | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ventura_fp_tcc_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000715910 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.