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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121713
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dc.contributor.advisorMastroianni, Patricia de Carvalho [UNESP]-
dc.contributor.advisorVarallo, Fabiana Rossi [UNESP]-
dc.contributor.authorVidal, Milena Salmen-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:29:40Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:44:43Z-
dc.date.available2015-03-23T15:29:40Z-
dc.date.available2016-10-25T20:44:43Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationVIDAL, Milena Salmen. Validação de intervenção educativa em farmacovigilância. 2012. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (Farmácia-Bioquímica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/121713-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121713-
dc.description.abstractA farmacovigilância permite a avaliação do risco/benefício da utilização dos medicamentos disponíveis no mercado. A análise da segurança e da efetividade dos fármacos é realizada, fundamentalmente, pelo método de notificação espontânea de evento adverso a medicamento. Entretanto, este método passivo contém limitações, sendo a principal, a subnotificação dos casos. Portanto, fazem-se necessárias metodologias que contribuam para a promoção da farmacovigilância de modo a contribuir com análise da segurança dos medicamentos e para o uso racional destas tecnologias em saúde. O presente estudo teve como objetivo validar metodologia de intervenção educativa para estimular a notificação de evento adverso a medicamento por profissionais da saúde. A intervenção foi realizada com alunos do curso de Farmácia Bioquímica e da Especialização em Saúde Pública da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Foram propostos quatro encontros, com duração de uma hora cada, para o desenvolvimento de aula expositiva sobre o tema, com distribuição de material educativo e certificado de participação, realização de dinâmica de grupo para o correto preenchimento da ficha de notificação de evento adverso a medicamento e aplicação de questionário, antes e após a intervenção, para avaliação do impacto sobre o conhecimento/atitude/habilidade em farmacovigilância. Participaram da pesquisa 14 voluntários, os quais aceitaram participar da pesquisa, assinando o termo de consentimento livre esclarecido, sendo 9 alunos de graduação e 5 do curso de especialização, graduados em farmácia 1, enfermagem 2, nutrição 1 e biomédica 1. A análise qualitativa das respostas indicou melhora nas definições e conceitos de farmacovigilância, porém as contestações ainda permaneceram incompletas... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.format.extent49 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectMedicamentos - Utilizaçãopt
dc.subjectDrogas - Legislaçãopt
dc.subjectErros de medicaçãopt
dc.subjectMedicamentos - Interaçõespt
dc.subjectFarmácia - Estudo e ensinopt
dc.titleValidação de intervenção educativa em farmacovigilânciapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filevidal_ms_tcc_arafcf.pdf-
dc.identifier.aleph000703871-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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