You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121737
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPaulo, Rosa Monteiro [UNESP]-
dc.contributor.authorVilla Nova, Rebeca Lima Martins-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:29:41Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:44:46Z-
dc.date.available2015-03-23T15:29:41Z-
dc.date.available2016-10-25T20:44:46Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationVILLA NOVA, Rebeca Lima Martins. O processo de construção do conhecimento de medida numa abordagem fenomenológica. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso - (licenciatura - Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/121737-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121737-
dc.description.abstractThis research presents an investigation on the subject: Quantities and Measurements. The research is dedicated to this subject due to its importance in the school curriculum, and adopts the use of history of mathematics and investigative duties in a manner that will enable the production of knowledge by the student. Following a phenomenological orientation, we conducted field work in a public school in Guaratinguetá, with students from the 6 th grade. The analyze of data of the research, undertaken in accordance with the understanding of the texts FINI (1994), MACHADO (1994), BICUDO (1993, 2000, 2011), understanding how students construct knowledge measures. The data from field work were obtained from images recorded on video, the researcher's field diary and notes of the students. The descriptions of the data, transformed into text, had been detached the strechs most revealing for what it searchs to understand. The understood meaning through the analysis, indicates two categories: measure is to express values and measure is to compare quantities. When interpreting the open categories we understand that the student builds knowledge of measurement making comparisonsen
dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta uma investigação realizada a respeito do tema: Grandezas e Medidas. A pesquisa se dedica a esse tema devido a sua importância no currículo escolar, e adota como recurso a história da matemática e tarefas investigativas de maneira que venham a possibilitar a produção do conhecimento pelo aluno. Seguindo uma orientação fenomenológica, realizamos o trabalho de campo na cidade de Guaratinguetá em uma Escola Estadual, com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental II. Procuramos, na análise dos dados da pesquisa, empreendida de acordo com a compreensão dos textos de FINI (1994), MACHADO (1994) e BICUDO (1993, 2000, 2011), compreender como o aluno constrói o conhecimento de medidas. Os dados do trabalho de campo foram obtidos através de imagens gravadas em vídeo, do diário de campo da pesquisadora e de anotações dos alunos. Das descrições dos dados, transformados em texto, foram destacados os trechos mais reveladores para o que se busca compreender. No processo de interpretação e análise desses dados chegamos a duas categorias abertas: “medir é expressar valores” e “medir é comparar grandezas”. Ao interpretar as categorias abertas entendemos que o aluno constrói o conhecimento de medida estabelecendo comparaçõespt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectFenomenologiapt
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt
dc.subjectMediçãopt
dc.subjectMathematics Educationen
dc.subjectPhenomenologyen
dc.subjectQuantities and Measurementsen
dc.titleO processo de construção do conhecimento de medida numa abordagem fenomenológicapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filevillanova_rlm_tcc_guara.pdf-
dc.identifier.aleph000688704-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.