You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121744
Title: 
A relação professor-aluno: uma discussão a partir das memórias, da configuração da escola e das teorias pedagógicas
Author(s): 
Vital, José Elias
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
Para iniciar a escrita do TCC, foi elaborado um memorial onde resgato memórias de minha infância, meu ingresso na escola, até os dias de hoje, no intuito de falar da influência que a relação professor-aluno teve em minha formação. Dessa forma, observei a força dessas memórias. No diálogo com Benjamin, discuto a importância da escrita do memorial e do registro de nossa história. Num segundo momento investigo a configuração da escola e as diferentes tendências pedagógicas para, a partir de diferentes teóricos, compreender como é concebida a relação professoraluno na escola. Valendo-me da literatura analiso alguns contos onde autores consagrados falam de suas lembranças na relação com seus mestres ou professores. Assim, procurei estabelecer um diálogo entre minha história pessoal com autores teóricos que tratam da configuração da escola e das tendências pedagógicas e, outros do campo da literatura. Por fim, apresento conclusões e sugestões para se pensar na relação professor-aluno, na sala de aula, a partir da reciprocidade.
Issue Date: 
2010
Citation: 
VITAL, José Elias. A relação professor-aluno: uma discussão a partir das memórias, da configuração da escola e das teorias pedagógicas. 2010. 68 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
Time Duration: 
68 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Psicologia educacional
  • Literatura
  • Professores e alunos
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/121744
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.