Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121745
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Iaochite, Roberto Tadeu [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Vitti, Camila Cristiane | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:29:42Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:44:47Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:29:42Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:44:47Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | VITTI, Camila Cristiane. Refletindo sobre a própria prática: um estudo autoetnográfico sobre os saberes de uma professora em form(ação). 2011. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/121745 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121745 | - |
dc.description.abstract | A natureza complexa e dinâmica que caracteriza a prática de ensinar na educação infantil requer que o professor reflita sobre suas próprias ações. Ao fazê-lo mobiliza saberes e sentimentos que estão frequentemente associados com as ações que realiza na sala de aula. Especificamente, o objetivo do presente estudo foi identificar, descrever e analisar, à luz do referencial dos saberes docentes, os desafios, os saberes e os sentimentos vivenciados durante a prática de ensinar de uma professora em formação. Metodologicamente, optou-se por um estudo autoetnográfico, utilizando-se de registros em diário de campo, os quais foram analisados a partir de três descrições distintas – a própria professora, o contexto e a relação entre a professora e o contexto. A “indisciplina” dos alunos e a ausência de estratégias imediatas para enfrentá-la foram os principais resultados encontrados pela professora. Além disso, constatamos a importância da reflexão sobre a própria prática para dar origem a novos saberes pedagógicos. Os saberes experienciais embasaram fortemente as ações da professora na tentativa de resolver os desafios durante a prática. Refletir sobre esses desafios tem sido um exercício que está, a todo o momento, transformando para além da prática, valores e significados pessoais sobre a docência que, até então, pareciam já bem definidos | pt |
dc.format.extent | 36 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Etnologia | pt |
dc.subject | Professores - Formação | pt |
dc.subject | Educação de crianças | pt |
dc.subject | Professores de educação pré-escolar - Formação | pt |
dc.title | Refletindo sobre a própria prática: um estudo autoetnográfico sobre os saberes de uma professora em form(ação) | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | vitti_cc_tcc_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000690801 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.