You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121745
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorIaochite, Roberto Tadeu [UNESP]-
dc.contributor.authorVitti, Camila Cristiane-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:29:42Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:44:47Z-
dc.date.available2015-03-23T15:29:42Z-
dc.date.available2016-10-25T20:44:47Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationVITTI, Camila Cristiane. Refletindo sobre a própria prática: um estudo autoetnográfico sobre os saberes de uma professora em form(ação). 2011. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/121745-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121745-
dc.description.abstractA natureza complexa e dinâmica que caracteriza a prática de ensinar na educação infantil requer que o professor reflita sobre suas próprias ações. Ao fazê-lo mobiliza saberes e sentimentos que estão frequentemente associados com as ações que realiza na sala de aula. Especificamente, o objetivo do presente estudo foi identificar, descrever e analisar, à luz do referencial dos saberes docentes, os desafios, os saberes e os sentimentos vivenciados durante a prática de ensinar de uma professora em formação. Metodologicamente, optou-se por um estudo autoetnográfico, utilizando-se de registros em diário de campo, os quais foram analisados a partir de três descrições distintas – a própria professora, o contexto e a relação entre a professora e o contexto. A “indisciplina” dos alunos e a ausência de estratégias imediatas para enfrentá-la foram os principais resultados encontrados pela professora. Além disso, constatamos a importância da reflexão sobre a própria prática para dar origem a novos saberes pedagógicos. Os saberes experienciais embasaram fortemente as ações da professora na tentativa de resolver os desafios durante a prática. Refletir sobre esses desafios tem sido um exercício que está, a todo o momento, transformando para além da prática, valores e significados pessoais sobre a docência que, até então, pareciam já bem definidospt
dc.format.extent36 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEtnologiapt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectEducação de criançaspt
dc.subjectProfessores de educação pré-escolar - Formaçãopt
dc.titleRefletindo sobre a própria prática: um estudo autoetnográfico sobre os saberes de uma professora em form(ação)pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filevitti_cc_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000690801-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.