You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121945
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMicotti, Maria Cecília de Oliveira [UNESP]-
dc.contributor.authorArnosti, Vanessa Bueno-
dc.date.accessioned2015-04-09T12:28:12Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:45:12Z-
dc.date.available2015-04-09T12:28:12Z-
dc.date.available2016-10-25T20:45:12Z-
dc.date.issued2013-08-30-
dc.identifier.citationARNOSTI, Vanessa Bueno. Ciclo alfabetização: as propostas e as práticas pedagógicas. 2013. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/121945-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121945-
dc.description.abstractGiven the scale of social and educational problems that mark access to reading and writing by the Brazilian population, this dissertation is focused on the literacy cycle. According to the legislation, this cycle covers the first three years of primary school and involves changes in school work. These transformations imposed by the changes of the elementary school curriculum as a whole, resulting from the one-year increase in duration with the anticipation of registration compulsory for 6 years. In practice, this involves the extension of the legal time devoted to literacy and education for young children, before served by infant education. Official documents recommend that schools develop different teaching methods from traditional to welcome the perspectives and interests of children, respecting the cultural differences between them. The proposals advocate the involvement of students in the practices of reading and writing, seen as crucial to the success of learning. To understand what happens in reality, with education, literacy in this cycle, we examined the documents of Federal Legislation and containing guidelines proposed by the Education Department of the county and the management plans of the participating schools where we conduct field research. Considering that the educational practices are based, implicitly or explicitly, in different conceptions of teaching and learning of reading and writing were conducted classroom observations and interviews with teachers in two schools with the highest and two schools with the lowest averages in assessing performance of students in the last three years. These schools were selected 3 classes (one of each series) totaling 12 classes and their teachers to participate. The results show that educational policies are justified by the democratization of education, but ignore history and reality of the institutions to which they refer. The results reveal the occurrence of a few changes in literacy...en
dc.description.abstractDiante da dimensão dos problemas sociais e educacionais que marcam o acesso à leitura e à escrita pela população brasileira, esta dissertação tem por foco o ciclo alfabetização. Segundo a legislação, este ciclo abrange os três primeiros anos do ensino fundamental e envolve transformações no trabalho escolar. Transformações essas impostas pelas mudanças curriculares do ensino fundamental como um todo, decorrentes do acréscimo de um ano em sua duração com a antecipação da matricula obrigatória para os 6 anos de idade. Na prática, isto envolve a ampliação assegura em lei do tempo dedicado à alfabetização e o ensino para as crianças mais novas, antes atendidas pela educação infantil. Os documentos oficiais recomendam que as escolas desenvolvam modalidades de ensino diferentes dos tradicionais para acolher as perspectivas e participações das crianças, respeitando as diferenças culturais entre elas. As propostas preconizam o envolvimento dos alunos nas práticas de leitura e de escrita, visto como fundamental para o êxito do aprendizado. Para compreender o que acontece, na realidade, com o ensino, neste ciclo Alfabetização, examinou-se os documentos da legislação federal e os que contêm orientações propostas pela Secretaria de Educação do município e os Planos de gestão das escolas onde realizou-se a pesquisa de campo. Por considerar que as práticas pedagógicas fundamentam-se, implícita ou explicitamente, em diferentes concepções de ensino e aprendizado, de leitura e escrita, foram realizadas observações de aulas e entrevistas com professores em 2 escolas com as maiores médias e em 2 escolas com as menores médias na avaliação de desempenho dos alunos nos últimos três anos. Destas escolas foram sorteadas 3 classes (uma de cada série) totalizando 12 classes e suas professoras para participar da pesquisa. Os resultados obtidos mostram que as políticas educacionais são justificadas pela...pt
dc.format.extent120 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectLiteracypt
dc.subjectAlfabetizaçãopt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectPratica de ensinopt
dc.subjectPlanejamento educacionalpt
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectEnsino - Curriculospt
dc.titleCiclo alfabetização: as propostas e as práticas pedagógicaspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000807341.pdf-
dc.identifier.aleph000807341-
dc.identifier.capes33004137064P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.