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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121995
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dc.contributor.advisorPechula, Marcia Reami [UNESP]-
dc.contributor.authorAntedomenico, Edilson-
dc.date.accessioned2015-04-09T12:28:15Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:45:19Z-
dc.date.available2015-04-09T12:28:15Z-
dc.date.available2016-10-25T20:45:19Z-
dc.date.issued2014-04-11-
dc.identifier.citationANTEDOMENICO, Edilson. O biodireito na interface entre ciência e ficção: um estudo do imaginário social a partir da análise do filme Mar adentro. 2014. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/121995-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121995-
dc.description.abstractThe study proposed here turned to the study of exploitation cinema to expand the knowledge needed for bioethical reflection. Based on the law (biolaw), the central aim of the research was to understand, through the analysis of the film Mar Adentro, the extent to which cinema can contribute to understanding the social imaginary of assisted death, subject dear to bioethics. The text is structured in two parts: the first deals with theoretical issues, such as brief historical background of bioethics; the biolaw being a split in the field of bioethics and the need for bioethics education for elucidation of the choices involve values related to bioethics. In the second part, undertakes up a reading of said film from three methodological perspectives that characterize the social imaginary of assisted dying: 1) Family/Religious; 2) Legal and 3) Existential. The study showed the wealth of cinema as proposed reflections on bioethical issues in educationen
dc.description.abstractO estudo aqui proposto voltou-se ao estudo das possibilidades de exploração do cinema para ampliação dos conhecimentos necessários à reflexão bioética. Tendo como base o direito (biodireito), o objetivo central da pesquisa foi o de entender, por meio da análise do filme Mar Adentro, em que medida o cinema pode contribuir para a compreensão do imaginário social sobre a morte assistida, tema caro à bioética. O texto estrutura-se em duas partes: a primeira aborda questões teóricas, tais como breve contextualização histórica da bioética; o biodireito como desdobramento especializado no campo da bioética e a necessidade de uma educação bioética para elucidação das escolhas que envolvem os valores vinculados à bioética. Na segunda parte, empreende-se uma leitura do referido filme a partir de três perspectivas metodológicas, que caracterizam o imaginário social sobre a morte assistida: 1) Familiar/Religioso; 2) Jurídico e 3) Existencial. O estudo permitiu verificar a riqueza do cinema como proposta de reflexões acerca de questões bioéticas no campo da educaçãopt
dc.format.extent113 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducationpt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectCinemapt
dc.subjectBioéticapt
dc.subjectDireito e biologiapt
dc.subjectEutanasiapt
dc.titleO biodireito na interface entre ciência e ficção: um estudo do imaginário social a partir da análise do filme Mar adentropt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000812598.pdf-
dc.identifier.aleph000812598-
dc.identifier.capes33004137064P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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