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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/122207
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dc.contributor.advisorLopes, José Marcos [UNESP]-
dc.contributor.authorSoukeff, Franklin Emanuel Barros-
dc.date.accessioned2015-04-09T12:28:28Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:45:48Z-
dc.date.available2015-04-09T12:28:28Z-
dc.date.available2016-10-25T20:45:48Z-
dc.date.issued2014-09-17-
dc.identifier.citationSOUKEFF, Franklin Emanuel Barros. Jogo Mega-Duque: uma proposta para o ensino de probabilidade. 2014. 78 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2014.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/122207-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/122207-
dc.description.abstractThis work is in its core a teaching proposal for the content of Probability in High School. This is an educational and motivating game called Mega-Duque. The game is patterned Mega-Duque Game Mega-Sena, but on a smaller scale, so that the student may have a more concrete understanding of the concepts involved in Probability. The Mega-Duque game not only illustrates these concepts with quality event, sample space, but also motivates the mathematical learning, promotes the socialization of students, help on critical development of the future citizens regarding gambling. In this sense, the game follows the guidelines contained in the National Curriculum Guidelines. The paper also makes a historical overview of the greatest mathematicians who helped systematize the theory of Probabilities. There is even a description of the application in the classroom of the proposal of teaching. Our study also sought to make a connection between the methodologies of problem solving with the use of games in mathematics educationen
dc.description.abstractO presente trabalho tem em seu bojo uma proposta de ensino para o conteúdo de Probabilidade no Ensino Médio. Trata-se de um jogo educativo e motivador, chamado Mega-Duque. O jogo Mega-Duque segue os moldes do Jogo Mega-Sena, porém em escala menor, para que o educando possa ter uma compreensão mais concreta dos conceitos envolvidos em Probabilidade. O jogo Mega-Duque não só ilustra os conceitos de evento, espaço amostral, mas também motiva o aprendizado matemático, promove a socialização dos alunos, e ajuda no desenvolvimento crítico do futuro cidadão quanto aos jogos de azar. Neste sentido, o jogo segue as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais. O trabalho também faz um apanhado histórico dos grandes matemáticos que ajudaram a sistematizar a teoria de Probabilidades. Há ainda uma descrição da aplicação em sala de aula da proposta de ensino. Este trabalho também procurou fazer uma interação entre a metodologia de Resolução de Problemas com o uso de jogos na educação matemáticapt
dc.format.extent78 f. : il. color., tabs.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectProbabilidades - Problemas, exercicios, etcpt
dc.subjectJogos de probabilidades (Matemática)pt
dc.subjectSolução de problemaspt
dc.subjectMathematics Study and teachingpt
dc.titleJogo Mega-Duque: uma proposta para o ensino de probabilidadept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000812377.pdf-
dc.identifier.aleph000812377-
dc.identifier.capes31075010001P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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