You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/122246
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFernandes, Giséle Manganelli [UNESP]-
dc.contributor.authorMarques, Ana Carolina dos Santos-
dc.date.accessioned2015-04-09T12:28:31Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:45:53Z-
dc.date.available2015-04-09T12:28:31Z-
dc.date.available2016-10-25T20:45:53Z-
dc.date.issued2014-02-19-
dc.identifier.citationMARQUES, Ana Carolina dos Santos. White Noise e Cosmopolis: análise do processo de desumanização em ficções pós-modernas. 2014. 141 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2014.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/122246-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/122246-
dc.description.abstractThis study aims at analyzing the novels White Noise (1985) and Cosmopolis (2003), written by Don DeLillo, in order to examine the narrative strategies present in these postmodern fictions and verify the author’s approach concerning issues related to the power of capital, technology and the environment as well as to show his fierce criticism towards the dominant economic system. Taking these aspects into account, there will be a comparison on how these aspects are also noticed in Brazil at the present moment. Through the story of Jack Gladney, a professor of Hitler Studies, and his family, the book focuses on important characteristics of American society such as the influence of the media that transforms facts in great spectacles to be experienced at the same time around the globe. Jack’s family life changes completely after the Airborne Toxic Event, since this situation throws into question values related to privacy and ethics. In Cosmopolis, the narrative happens in one day. The protagonist, Eric Packer, is a young billionaire from the business world, who lives in a forty-eight room apartment in the highest building of New York City. One morning in April, he decides to go out for a haircut. In this “marathon” to his goal, many events happen inside and outside his limousine. Cosmopolis warns the readers about the critical stage of capitalism and its possible failure. This study will explore how the Brazilian society, due to new financial opportunities, becomes similar to the American society, such as an intense consumerism, the lack of values and the dehumanization. The discussion will be based on theorists such as Connor (1992), Eco (1986), Harvey (1989), Jameson (1997), Baudrillard (1988)en
dc.description.abstractEste trabalho analisa os romances White Noise (1985) e Cosmopolis (2003), de Don DeLillo, a fim de examinar as estratégias narrativas utilizadas pelo autor norte-americano nessas ficções pós-modernas para abordar questões relativas ao meio ambiente, ao capital e à tecnologia, além de marcar sua posição contrária ao sistema econômico vigente. White Noise narra a história de Jack Gladney, um professor universitário bem-sucedido e sua família. A obra é dividida em três partes, o antes, o durante e o depois de um acidente tóxico, que muda de forma drástica a vida desta família cercada de sonhos e temores. Cosmopolis é uma narrativa que se passa em apenas um dia. O protagonista, Eric Packer, é um jovem bilionário do mercado financeiro, morador de um triplex, no prédio mais alto de Nova York. Ao acordar em uma manhã de abril, decide sair para cortar o cabelo. Nessa maratona até o seu objetivo, diversos eventos ocorrem dentro e fora de sua limusine. Pretende-se, nessa pesquisa, examinar aspectos relacionados à postura crítica do autor em relação ao capitalismo, mostrando sua possível falência bem como em relação à sociedade americana e à influência da mídia, que transforma os acontecimentos em grandes espetáculos para serem experienciados ao mesmo tempo em cadeia global. O estudo desses tópicos levará à reflexão de como a sociedade brasileira, devido à suas novas possibilidades financeiras, caminha em direção a ter características semelhantes às discutidas por DeLillo, como o intenso consumismo, a perda de valores e a desumanização. Para o desenvolvimento dessa investigação, serão utilizados textos teóricos de autores como Connor (1992), Eco (1986), Harvey (1989), Jameson (1997), Baudrillard (1988), entre outrospt
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.format.extent141 f. : il. color.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectDe Lillo, Don 1936- White Noise Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectDe Lillo, Don 1936- Cosmopolis Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectLiteratura americana - História e críticapt
dc.subjectFicção histórica americanapt
dc.subjectPos-modernismo (Literatura)pt
dc.subjectCinema e literaturapt
dc.subjectAmerican literature History and criticismpt
dc.titleWhite Noise e Cosmopolis: análise do processo de desumanização em ficções pós-modernaspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000813586.pdf-
dc.identifier.aleph000813586-
dc.identifier.capes33004153015P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.