You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/122321
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPiranha, Joseli Maria-
dc.date.accessioned2015-04-27T11:55:36Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:46:03Z-
dc.date.available2015-04-27T11:55:36Z-
dc.date.available2016-10-25T20:46:03Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifierhttp://congres.manners.es/congres_ciencia/gestio/creacioCD/cd/htm/tema_11.html-
dc.identifier.citationEnseñanza de las Ciencias, v. Extra, n. 2013, p. 2806-2809, 2013.-
dc.identifier.issn0212-4521-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/122321-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/122321-
dc.description.abstractO Ensino de Ciência do Sistema Terra constitui o eixo articulador de um programa, que integra ações educacionais e de investigação, tendo por objetivo central o desenvolvimento e aplicação de propostas educacionais que incorporam princípios da complexidade. O programa articula as ações educacionais no âmbito de uma investigação-ação. As ações são realizadas em contextos de educação formal e envolvem comunidades escolares da rede pública do município de São José do Rio Preto (SP, Brasil). Os trabalhos e as ações consideram as diretrizes curriculares e as políticas educativas vigentes e seus resultados revelam-se na construção de materiais e práticas polidisciplinares, que exploram as conexões existentes entre as diferentes áreas do conhecimento para ensinar os conteúdos curriculares, em prol de uma educação científica mais efetiva e pertinente. Os resultados, até então obtidos, revelam alguns contributos das ações educacionais e de investigação do programa que, ao potenciar e incentivar o trabalho colaborativo, o diálogo multidisciplinar e a reflexão crítica, favorecem o desenvolvimento de uma percepção mais acurada do significado e alcance da educação científica para a formação do indivíduo e das sociedades.pt
dc.format.extent2806-2809-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectCiência do Sistema Terrapt
dc.subjectComplexidadept
dc.subjectInterdisciplinaridadept
dc.subjectRecursos Educacionaispt
dc.titleContributos da Ciência do Sistema Terra para a Educação Científica - Construção de Materiais e Práticas Interdisciplinarespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Química e Ciências Ambientais, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo, 2265; CRECIST - Centro de Referência em Ciências do Sistema Terra, Jardim Nazareth, CEP 15054000, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Química e Ciências Ambientais, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo, 2265; CRECIST - Centro de Referência em Ciências do Sistema Terra, Jardim Nazareth, CEP 15054000, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.relation.ispartofEnseñanza de las Ciencias-
dc.identifier.lattes6234308859636324-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.