You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/122426
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRamos, Maria Celeste Tommasello-
dc.date.accessioned2015-04-27T11:55:44Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:46:16Z-
dc.date.available2015-04-27T11:55:44Z-
dc.date.available2016-10-25T20:46:16Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifierhttp://www.uel.br/pos/letras/terraroxa/index.php?option=com_content&task=view&id=55&Itemid=75-
dc.identifier.citationTerra Roxa e Outras Terras, v. 26, n. 1, p. 73-81, 2013.-
dc.identifier.issn1678-2054-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/122426-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/122426-
dc.description.abstractThe work Homer, Iliad, by Italian writer Alessandro Baricco (be borned in 1958, in Italy), published in 2004, arose of a project of retelling of Homer’s work, aimed at the theater and which excluded the direct participation of the gods. But until which point the act of not focusing on the gods excluded the relationship between the literary with the mythological? It’s possible return to the classics excluding the presence of pagan gods? Which tripolar relationship could trace among the mythological, the literary and the theatrical in this Italian work? These are the questions that guide the undertaken study, aiming to check the sense that the elements taken from Classical Mythology engender in the produced text and in the artistic context in which it is inserted.en
dc.description.abstractA obra Omero, Iliade, do escritor italiano Alessandro Baricco (nascido em 1958, na Itália), publicada em 2004, surgiu de um projeto de releitura da obra homérica que se destinava ao teatro e que excluia a participação direta dos deuses. Mas até que ponto o ato de não se concentrar nos deuses excluiu a relação do literário com o mitológico? É possível retornar aos clássicos excluindo a presença dos deuses pagãos? Que relação tripolar se poderia traçar entre o mitológico, o literário e o teatral nessa obra italiana? São essas as perguntas que orientam o estudo empreendido, que busca verificar o sentido que os elementos retomados da Mitologia Clássica engendram no texto produzido e no contexto artístico no qual ele está inserido.pt
dc.format.extent73-81-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectAlessandro Bariccopt
dc.subjectOmeropt
dc.subjectIliadept
dc.subjectpermanência do clássicopt
dc.subjectmito e literaturapt
dc.subjectAlessandro Bariccoen
dc.subjectHomeren
dc.subjectIliaden
dc.subjectclassic permanenceen
dc.subjectmyth and literatureen
dc.titleA Permanência do clássico mitológico em Omero, Iliade, de Alessandro Bariccopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Letras Modernas, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Sao Jose do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo, 2265 / sala 4 - Ala 2A, Jd. Nazareth, CEP 15054-000, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Letras Modernas, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Sao Jose do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo, 2265 / sala 4 - Ala 2A, Jd. Nazareth, CEP 15054-000, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1678-2054-2013-26-01-73-81.pdf-
dc.relation.ispartofTerra Roxa e Outras Terras-
dc.identifier.lattes2167995922283328-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.