You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/122548
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDias, Maria Heloisa Martins-
dc.date.accessioned2015-04-27T11:55:51Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:46:33Z-
dc.date.available2015-04-27T11:55:51Z-
dc.date.available2016-10-25T20:46:33Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www.revistaabril.uff.br/index.php/revistaabril/article/view/189-
dc.identifier.citationAbril, v. 4, n. 6, p. 51-61, 2011.-
dc.identifier.issn1984-2090-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/122548-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/122548-
dc.description.abstractNuno Judice’poetry has a peculiar discourse, whose devices of construction mixe poetry and prose in order to eliminate the borders between the two kinds of language. The Classical tradition is a constant reference in his poetry, by means of the imagery and the allegory in which some Greek myths are mentioned. Nevertheless, the context of modernity from which the poet Nuno Judice emerges put together the dimensions of space and time so as it is impossible to separate them. In this paper we analyse two poems extracted from the book As Regras da Perspectiva (1990) and our purpose is to discuss some literary questions as the metalanguage, the sensations, the lyric subjectivity, the narrative trends, the special meanings and the forms of the world.en
dc.description.abstractA poesia de Nuno Júdice singulariza-se pela natureza híbrida de seu discurso, cujos procedimentos de construção entretecem poesia e prosa, apagando as fronteiras rígidas entre os modos lírico e narrativo, por isso mesmo fugindo de moldes classificatórios. Embora a tradição clássica seja uma referência e se faça presente na carga imagética e alegórica da figuração mítica, em muitas poesias, a modernidade desfaz as demarcações nítidas entre os tempos e os espaços, ao impulsionar o texto a dobrar-se sobre si mesmo em suas reflexões acerca dos processos que alimentam o corpo po- ético, feito simultaneamente de canto e logos, concretude e abstração. Seu livro As Regras da Perspectiva, de 1990, torna visível essa tendência para a interpenetração de prosa e poesia, de que extraímos dois poemas para serem objeto de nossa análise. Nessa peculiar textualidade, a metalinguagem é uma das faces a interagir com outras, entre elas, a textura das sensações, a ocultação do eu lírico, a narratividade, o mistério dos sentidos, as formas do mundo.pt
dc.format.extent51-61-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectNuno Júdicept
dc.subjectpoesia portuguesapt
dc.subjectgêneros literáriospt
dc.subjectherança clássicapt
dc.titleQuando o lírico e o narrativo se encontram em Nuno Júdicept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Sao Jose do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo, 2265, Jd. Nazareth, CEP 15054000, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Sao Jose do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo, 2265, Jd. Nazareth, CEP 15054000, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1984-2090-2011-04-06-51-61.pdf-
dc.relation.ispartofAbril-
dc.identifier.lattes5333253248778136-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.