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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/122886
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Leandro Londero da-
dc.contributor.authorCoimbra, Debora-
dc.date.accessioned2015-04-27T11:56:07Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:47:15Z-
dc.date.available2015-04-27T11:56:07Z-
dc.date.available2016-10-25T20:47:15Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationRevista de Educacion de las Ciencias, v. 15, n. Especial, p. 72-72, 2014.-
dc.identifier.issn0124-5481-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/122886-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/122886-
dc.description.abstractÉ notório que o livro didático desempenha um papel fundamental na prática pedagógica da maioria dos professores de Física constituindo importante fonte de referência para professores e estudantes. Ao mesmo tempo representa a memória impressa das demandas e paradigmas de ensino, e procura atender às exigências prescritas na legislação e diretrizes, de uma determinada localidade e período. Atualmente, a inserção de Física Moderna e Contemporânea no currículo do Ensino Médio brasileiro está entre as prioridades, preconizando, entre. outros, o ensino do efeito fotoelétrico, em função da relevância do fenômeno ao corroborar a interpretação corpuscular da natureza da luz, e o consequente laureio de Albert Einstein com o Prêmio Nobel. Estudos realizados apontam que muitos dos livros didáticos apresentam a história do efeito fotoelétrico de maneira superficial ou errônea, e expõem incorretamente a função trabalho e o conceito de fóton (Klassen, 2011). Tendo em vista o exposto, objetivamos analisar como ocorre a apresentação do efeito fotoelétrico especificamente em dez coleções didáticas brasileiras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio 2012 do governo federal, tendo como aporte teórico as considerações de Yves Chevallard (Brockington e Pietrocola, 2005). Procuramos resposta para a seguinte pergunta: Quais são as transposições ocorridas na apresentação do efeito fotoelétrico (saber sábio) para se tornar o saber a ensinar em materiais escolares? Nossa análise centrou-se no processo de descontextualização, entendido como o processo pelo qual o saber sábio passa para que seja ensinável, sendo necessário que seja arrancado de seu contexto original, ou seja, o seu processo histórico.pt
dc.format.extent72-72-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectTransposição didáticapt
dc.subjectEfeito Fotoelétricopt
dc.subjectLivros Didáticospt
dc.titleThe Didactic Transposition of the Photoelectric Effect in High School Brazilian Physics Textbookspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo - de 1897/1898 ao fim, Jardim Nazareth, CEP 15054000, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo - de 1897/1898 ao fim, Jardim Nazareth, CEP 15054000, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso restrito-
dc.relation.ispartofRevista de Educacion de las Ciencias-
dc.identifier.lattes5095548579111329-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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