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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/123060
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dc.contributor.advisorBonora, Rafael Gustavo [UNESP]-
dc.contributor.authorCapellato, Cinthia Moretti-
dc.date.accessioned2015-05-14T16:52:28Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:47:36Z-
dc.date.available2015-05-14T16:52:28Z-
dc.date.available2016-10-25T20:47:36Z-
dc.date.issued2015-01-26-
dc.identifier.citationCAPELLATO, Cinthia Moretti. Fadiga axial do aço inoxidável 15-5 PH tratado pela implantação iônica por imersão em plasma. 2015. 69 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia de Materiais) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/123060-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/123060-
dc.description.abstractWhen materials for application in aircraft structural components are studied, it must be considered that they will be submitted to cyclic loading, and this is an important parameter to design the study in fatigue life of the materials. Whereas, for example, a landing gear operation, the study of fatigue life and corrosion in the materials used in it is essential, especially when you want to use new techniques for surface treatments. The objective is to study the influence of surface treatment of immersion ion implantation nitrogen plasma, in axial fatigue of Stainless steel 15-5 PH in 39-42 HRC condition. Stainless steel 15-5 PH was tested in axial fatigue and corrosion in salt spray. It was also performed microindentation tests, optical microscopy for microstructural analysis and scanning electron microscopy for fractographic analysis. It was observed that the 3IP had no effect on the thickness of the material and not the hardness of it, and still provided a significant increase in fatigue life of the materialen
dc.description.abstractQuando se estudam materiais para aplicação em componentes estruturais aeronáuticos deve-se considerar que os mesmos serão submetidos à carregamentos cíclicos, sendo um parâmetro importante para projetos o estudo da vida em fadiga dos materiais. Considerando, por exemplo, um trem de pouso em operação, o estudo da vida em fadiga e da corrosão nos materiais utilizados nele é fundamental, principalmente quando se pretende utilizar novas técnicas de tratamentos superficiais.O objetivo é estudar a influência do tratamento superficial de Implantação Iônica por Imersão a Plasma de nitrogênio, na vida em fadiga axial do aço inoxidável 15-5 PH na condição 39-42 HRC. O aço inoxidável 15-5 PH foi ensaiado em fadiga axial e corrosão em névoa salina. Também foram realizados ensaios de microindentação, nanoindentação, microscopia óptica para análise microestrutural e microscopia eletrônica de varredura para análise fractográfica. Foi possível observar que o 3IP não teve influencia na espessura do material e nem na microdureza do mesmo, e ainda assim, proporcionou aumentos significativos na vida em fadiga do materialpt
dc.format.extent69 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectAço inoxidavelpt
dc.subjectImplantação iônicapt
dc.subjectAço - Fadigapt
dc.subjectIon implantationpt
dc.titleFadiga axial do aço inoxidável 15-5 PH tratado pela implantação iônica por imersão em plasmapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-05-04/000820638.pdf-
dc.identifier.aleph000820638-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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