You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/123062
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGileno, Rosangela Sanches da Silveira [UNESP]-
dc.contributor.authorFioravante, Yuri Wenceslau-
dc.date.accessioned2015-05-14T16:52:29Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:47:37Z-
dc.date.available2015-05-14T16:52:29Z-
dc.date.available2016-10-25T20:47:37Z-
dc.date.issued2015-01-27-
dc.identifier.citationFIORAVANTE, Yuri Wenceslau. Ensino de língua estrangeira: foco na abordagem de ensino do professor. 2015. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/123062-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/123062-
dc.description.abstractThis study aims to report the results of a research made during an undergraduate course, which focused on analyzing the teaching approach of a teacher not yet graduated, whose data collection was made in a formal environment of teaching and learning, an English language classroom at a public university in the state of Sao Paulo. The analysis of the collected data reveals that the teacher's discourses and practices show attempts to the communicative approach, in which lessons are predominantly taught in the target-language, working on four macro-skills of language and avoiding the use of translation. On the other hand, the teacher is still very attached to traditional methods of teaching in his teaching practice. In the approach analysis of the observed teacher, we verified that his method focused on the structure of language, emphasizing corrections for memorization. Such conducts were justified for the admitted difficulty in producing his own materials and selecting authentic linguistic input, guiding himself by following a coursebook and the execution of activities and experiences contained in iten
dc.description.abstractEste trabalho visa a documentar os resultados de uma pesquisa feita em nível de iniciação científica, cujo objetivo foi analisar a abordagem de ensino de um professor em formação por meio da coleta de dados feita em um ambiente formal de ensino e aprendizagem, uma sala de aula de língua inglesa (LI) em uma universidade pública paulista. Trata-se de uma autoanálise, uma vez que o professor em questão também é o pesquisador deste trabalho. A análise dos dados coletados revela que, tanto o dizer, quanto o fazer do professor, mostram um desejo de aproximação à abordagem comunicativa, em que as aulas são predominantemente proferidas na língua-alvo, trabalhando as quatro habilidades da língua e evitando-se recorrer à tradução. No entanto, o professor está ainda muito preso à abordagem de ensino tradicional em sua prática de ensino. Na análise da abordagem de ensino do professor observado, verificouse que o método focava a forma/estrutura da língua, com ênfase em correções para memorização. Tais condutas foram justificadas pela dificuldade assumida em produzir material didático próprio e selecionar material linguístico autêntico, guiando-se pelo seguimento de um livro didático e a execução das atividades e experiências contidas nelept
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectLinguagem e línguaspt
dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensinopt
dc.subjectProfessorespt
dc.subjectTeacherspt
dc.titleEnsino de língua estrangeira: foco na abordagem de ensino do professorpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-04-08/000821667.pdf-
dc.identifier.aleph000821667-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.