Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/123243
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Matthiesen, Sara Quenzer [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Sciascio, Jorge Henrique de Magalhães Sasso | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-14T16:53:11Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:48:00Z | - |
dc.date.available | 2015-05-14T16:53:11Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:48:00Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-26 | - |
dc.identifier.citation | SCIASCIO, Jorge Henrique de Magalhães Sasso. Aprendendo xadrez: entre a abordagem metodológica presencial e a tecnológica. 2014. 108 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/123243 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/123243 | - |
dc.description.abstract | Despite its ancient origins, ways of teaching and playing chess evolved somewhat in recent centuries. However, with the advent of the New Technologies of Information and Communication, especially the personal computer and the internet, chess tried new ways to be played and studied. Based on these data, we carried out this research with the objective of evaluating the students' satisfaction in playing the traditional and technological forms, as well as determine the preference among different way to play it. Therefore, two classes of elementary school 4th I received 20 lessons of chess, the methodological approaches: classroom and technology. The methodology was qualitative, such as Not Probabilistic and typicality, using the scale of a Likert 'and remote access application type SaaS , the Google docs . Results revealed that children had a significantly higher level of satisfaction in playing the traditional way, preferring it to the in detriment of technological, demonstrating a high level of satisfaction with the inclusion of this content in everyday school life | en |
dc.description.abstract | Apesar de sua origem remota, as formas de ensinar e de jogar xadrez evoluíram pouco nos últimos séculos. Entretanto, com o advento das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, principalmente do computador pessoal e da internet, o xadrez experimentou novas formas de ser jogado e estudado. Baseado nestes dados, realizou-se esta pesquisa com o objetivo de avaliar a satisfação dos alunos em jogar pelas formas tradicional e tecnológica, bem como, determinar a preferência entre as diferentes formas de jogá-lo. Para tanto, duas classes de 4º do Ensino Fundamental I receberam 20 aulas de xadrez, pelas abordagens metodológicas: presencial e tecnológica. A metodologia utilizada foi a qualitativa, do tipo “Não Probabilística” e por “Tipicidade”, utilizando-se a escala do tipo “Likert’ e o aplicativo de acesso remoto do tipo “SaaS”, o “Google docs”. Os resultados revelaram que as crianças apresentaram um nível de satisfação significativamente maior em jogar pela forma tradicional, preferindo-a em detrimento da tecnológica, demonstrando um alto nível de satisfação com a inserção deste conteúdo no cotidiano escolar | pt |
dc.format.extent | 108 f. : gráfs., il. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Chess | pt |
dc.subject | Xadrez | pt |
dc.subject | Xadrez - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Aprendizagem | pt |
dc.subject | Satisfação | pt |
dc.subject | Tecnologias de informação e comunicação | pt |
dc.title | Aprendendo xadrez: entre a abordagem metodológica presencial e a tecnológica | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/06-05-2015/000828966.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000828966 | - |
dc.identifier.capes | 33004137066P5 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.