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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/123321
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dc.contributor.advisorRapucci, Cleide Antonia [UNESP]-
dc.contributor.authorSantos, Marcela Ernesto-
dc.date.accessioned2015-05-14T16:53:21Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:48:11Z-
dc.date.available2015-05-14T16:53:21Z-
dc.date.available2016-10-25T20:48:11Z-
dc.date.issued2014-12-05-
dc.identifier.citationSANTOS, Marcela Ernesto. Resistindo à tempestade: a interseccionalidade de opressões nas obras de Carolina Maria e Maya Angelou. 2014. 143 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2014.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/123321-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/123321-
dc.description.abstractThis thesis aims to take a reading of the works I know why the caged bird sings(1969),Gather together in my name(1974) by Maya Angelou, Bitita´s Diary(1982) and Child of the Dark(1982) by Carolina Maria de Jesus revealing autobiographical writing as a form of expression that not only brings up precious stories about the difficulties faced by characters but also signaling the triple oppression experienced by black women. In fact the hierarchy of gender, race and class black drove black women to the border of events, often forging true facts, subduing and silencing the afrofemales voices. Accordingly, we demonstrate that oppression due to race, gender and social class influence the existential condition of the authors who through traumatic experiences have massacred their own identities. In order to rescue the lost identity and subjectivity, Carolina Maria de Jesus and Maya Angelou write and (re) construct a self that even fragmented by the vicissitudes of life is able to express their scream through writing. Above all, the intersectionality of oppressions becomes the major theme of the works in question, and can be understood as a confrontational and tense social reality that is either transformeden
dc.description.abstractEste trabalho, valendo-se da leitura das obras I know why the caged Bird sings(1969), Gather together in my name(1974), de Maya Angelou, Diário de Bitita(1982) e Quarto de Despejo(1960), de Carolina Maria de Jesus, tem por objetivo evidenciar a escrita autobiográfica como a forma de expressão que não apenas traz à baila relatos preciosos acerca das mazelas enfrentadas pelas personagens, mas também que sinaliza a tripla opressão vivida pelas mulheres negras. De fato a hierarquia de gênero, raça e classe direcionou as mulheres negras para a fronteira dos acontecimentos, forjando muitas vezes a verdade dos fatos, calando e subjugando as vozes afro-femininas. Nesse sentido, demonstraremos que a opressão por causa da raça, do gênero e da classe social influencia a própria condição existencial das autoras que, por meio de experiências traumáticas, têm suas identidades massacradas. Com o intuito de resgatar a identidade e a subjetividade perdida, Carolina Maria de Jesus e Maya Angelou escrevem e (re)constroem um eu que, mesmo fragmentado pelas vicissitudes da vida, é capaz de expressar seu grito por meio da escrita. Acima de tudo, a interseccionalidade de opressões torna-se a grande temática das obras em questão, e pode ser entendida como uma realidade social conflitiva e tensa, que se quer transformadapt
dc.format.extent143 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectJesus, Carolina Maria de 1914-1977pt
dc.subjectAngelou, Mayapt
dc.subjectAutobiografiapt
dc.subjectNegraspt
dc.subjectMulheres - Identidadept
dc.subjectMulheres na literaturapt
dc.subjectWomen in literaturept
dc.titleResistindo à tempestade: a interseccionalidade de opressões nas obras de Carolina Maria e Maya Angeloupt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/29-04-2015/000822828_20161205.pdf-
dc.identifier.aleph000822828-
dc.identifier.capes33004048019P1-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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