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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/123389
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dc.contributor.advisorGuimarães, José Augusto Chaves [UNESP]-
dc.contributor.authorArboit, Aline Elis-
dc.date.accessioned2015-05-14T16:53:31Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:48:20Z-
dc.date.available2015-05-14T16:53:31Z-
dc.date.available2016-10-25T20:48:20Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationARBOIT, Aline Elis. O processo de institucionalização sociocognitiva do domínio de Organização do Conhecimento a partir dos trabalhos científicos dos congressos da ISKO. 2014. 285 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2014.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/123389-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/123389-
dc.description.abstractTo describe and interpret part of the ongoing process of sociocognitive institutionalization of domain of Knowledge Organization (KO) is the central aim of this study. For that, we proceeded to diachronic analysis of language used, expressed and registered by scientific community at conferences of the International Society for Knowledge Organization (ISKO), understanding this entity as representative of the domain due to the central role it acquires. The scientific production of sponsored events by ISKO are considered valuable source to detect dominant ideological positions taken periodically via discourse analysis set out in documents. Thus, issues related to language, memory and knowledge as a result of the interaction between the subject and its environment have been addressed. Was sought theoretical support on Bakhtin Circle (CB), especially with regard to social and ideological character of the linguistic sign and the concept dialogism between signs, pillar that supports the author's thesis about the social character of language. Conceptions on the relationship between individual memory and the collective memory and the dialogism treated as a memory medium and thus a means of access of knowledge. Were selected from the theoretical areas of IC and KO concepts that address the implications of these for interactive production, organization and use of information and knowledge processes activities. Regarding the process of institutionalization, subsidies were sought up primarily in the design of Whitley (1974) on the concept of scientific institutionalization and social cognitive character of science and the mutual relationship of both. Information constituents of the domain of theoretical frameworks were brought from KO, elaborating a diachronic analysis of the process of theorizing based on the use of the term Knowledge Organization, regarding the first theoretical formulations on bibliographic classification discipline. Then, the...en
dc.description.abstractDescrever e interpretar parte do permanente processo de institucionalização sociocognitiva do domínio de Organização do Conhecimento (OC) trata-se do objetivo central dessa tese. Para tanto, procedeu-se análise diacrônica da linguagem utilizada, expressa e registrada pela comunidade científica domínio nos congressos da International Society for Knowledge Organization (ISKO), entendendo esta entidade como representativa da área em função do papel de centralidade que adquire. A produção científica dos eventos promovidos pela ISKO foi considerada fonte valiosa para se detectar posturas ideológicas dominantes periodicamente adotadas via análise dos discursos fixados nos documentos. Foram abordadas questões referentes à linguagem, à memória e ao conhecimento, como resultado da interação entre o sujeito e o seu meio. Buscou-se aporte teórico no Círculo de Bakhtin (CB), sobretudo no que se refere ao caráter social e ideológico do signo linguístico e sobre o conceito dialogismo entre os signos, pilar que sustenta a tese bakhtiniana sobre o caráter intersubjetivo da linguagem. Também foram resgatadas as concepções a relação entre a memória individual e a memória coletiva e o dialogismo pode ser tratado como um meio de memória e, logo, um meio de acesso ao conhecimento. Foram selecionados do referencial teórico das áreas de CI e OC os conceitos que tratam das implicações desses processos interativos para atividades de produção, organização e uso da informação e do conhecimento. Quanto ao processo de institucionalização, buscaram-se subsídios principalmente em Whitley (1974) sobre o conceito de institucionalização científica e a relação de reciprocidade entre as instituições sociais e cognitivas. Informações sobre marcos teóricos constituintes do domínio de OC foram trazidas, elaborando-se uma análise diacrônica sobre o processo de teorização do domínio baseado no uso do termo...pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent285 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectTeoria do conhecimentopt
dc.subjectRepresentação do conhecimento (Teoria da informação)pt
dc.subjectDialogismo (Análise literária)pt
dc.subjectKnowledge, Theory ofpt
dc.titleO processo de institucionalização sociocognitiva do domínio de Organização do Conhecimento a partir dos trabalhos científicos dos congressos da ISKOpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/15-04-2015/000823724.pdf-
dc.identifier.aleph000823724-
dc.identifier.capes33004110043P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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