You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/123517
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLemes, Anielli Fabiola Gavioli-
dc.contributor.authorSouza, Karina Aparecida de Freitas Dias de-
dc.contributor.authorCardoso, Arnaldo Alves-
dc.date.accessioned2015-05-15T13:30:20Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:48:37Z-
dc.date.available2015-05-15T13:30:20Z-
dc.date.available2016-10-25T20:48:37Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifierhttp://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_3/-
dc.identifier.citationQuímica Nova na Escola, v. 32, n. 3, p. 184-190, 2010.-
dc.identifier.issn0104-8899-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/123517-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/123517-
dc.description.abstractDissolution representations in Chemistry textbooks: the case of PNLEM. In Chemistry education, so as in other sciences, the use of images is fundamental in the process of teaching and learning. By virtue of this, the textbooks can be a vehicle of such importance, therefore contributing with many images and representations. In this context, the present work has as objective to promote the analysis of the six books approved by the “Programa Nacional do Livro do Ensino Médio, (PNLEM)”, being the main subject of investigation, the dissolution phenomena. Although the recognized importance of opperate in the theoretical and conceptual level to understand chemistry phenomena, our results suggest the need of greater reflection concerning the emphasis attributed to this hability. And so, this paper has as purpose contributing in the reflection of the professor during the choice and use of the LDs and in the process of evaluation of the same.en
dc.description.abstractNo ensino de química, bem como no de outras ciências naturais, o uso das imagens é fundamental para melhorar o entendimento de conceitos, de forma que, nos livros didáticos (LDs), sua presença garante a qualidade do material impresso tanto sob o aspecto didático como visual. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo promover a análise de LDs de química no que se refere à presença e forma de apresentação de representações que valorizam o entendimento em nível teórico-conceitual. Em vista do grande número de obras disponíveis, a análise foi limitada às seis obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM), sendo o fenômeno de dissolução considerado foco da investigação comparada. Apesar da reconhecida importância da função da imagem, especialmente concernente à representação em nível teórico-conceital para a compreensão de fenômenos químicos, os resultados sugerem a necessidade de maior reflexão acerca da ênfase e forma de utilização dessa estratégia. Dessa forma, pretende-se, com esse artigo, contribuir para a reflexão acerca da escolha e utilização dos LDs, bem como de seu processo de avaliação.pt
dc.format.extent184-190-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectLivros didáticospt
dc.subjectPNLEMpt
dc.subjectRepresentações em nível teórico-conceitualpt
dc.subjectTextbooksen
dc.subjectPNLEMen
dc.subjectTheoretical-conceptual representationsen
dc.titleRepresentações para o processo de dissolução em livros didáticos de Química: o caso do PNLEMpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Química Analítica, Instituto de Química de Araraquara, Araraquara, Rua Francisco Degni s/n, Quitandinha, CEP 14800-900, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Química Analítica, Instituto de Química de Araraquara, Araraquara, Rua Francisco Degni s/n, Quitandinha, CEP 14800-900, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespDepartamento de Química Analítica do Instituto de Química da UNESP-Araraquara.-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.relation.ispartofQuímica Nova na Escola-
dc.identifier.lattes9165109840414837-
dc.identifier.lattes7203287970703191-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.