You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/123737
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCastro, Bernadete Aparecida Caprioglio de [UNESP]-
dc.contributor.authorBortolozzo, Gabriela-
dc.date.accessioned2015-06-17T19:33:48Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:49:07Z-
dc.date.available2015-06-17T19:33:48Z-
dc.date.available2016-10-25T20:49:07Z-
dc.date.issued2014-07-11-
dc.identifier.citationBORTOLOZZO, Gabriela. Espacialidade e ativismo social na zona leste de São Paulo: o caso do Coletivo Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes. 2014. 157 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/123737-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/123737-
dc.description.abstractInside historical context in which it is organized and constituted the uses of land in Brazil we note that our cities were becoming social and spatially segregated. In this configuration, the separate spaces unevenly in urban societies took for themselves identities, expressed, each of them, in specific ways. The arts are languages that stood out this bias, and it is currently possible to verify a large explosion on the outskirts of these languages fostered, especially in São Paulo. Exclusionary effect of a historical process, the arts refer to their realities, struggles and achievements. In this scenario we see mutual struggles adding: workers, artists, activists, oppressed, in other words, peripheral subjects, together for very similar purposes. In this search, new construction of cities are emerging, and micro-scale, we analyze these attempts made by a collective called Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes. An example, amid the global city of São Paulo, the sum of proposals like this can bring new hope to alleviate the social and urban injusticesen
dc.description.abstractDentro do contexto histórico em que se organizou e constituiu os usos das terras no Brasil notamos que nossas cidades foram tornando-se segregadas social e espacialmente. Nesta configuração, as sociedades separadas desigualmente nos espaços urbanos tomaram para si identidades próprias, expressadas, cada uma delas, de formas específicas. As artes foram linguagens que se destacaram neste viés, e atualmente é possível verificar uma grande explosão dessas linguagens fomentadas nas periferias, especialmente de São Paulo. Efeito de um processo histórico excludente, as artes remetem a suas realidades, lutas e conquistas. Nesse cenário vemos as lutas mútuas se somando: trabalhadores, artistas, militantes, oprimidos, ou seja, sujeitos periféricos unidos para objetivos muito similares. Nesta busca, novas construções de cidades vão emergindo, e, em escala micro, analisamos estas tentativas realizadas por meio de um Coletivo chamado Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes. Um exemplo, em meio à cidade global de São Paulo, de como esta somatória de propostas pode trazer novas esperanças para atenuar as injustiças sociais e urbanaspt
dc.format.extent157 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectHuman geographypt
dc.subjectGeografia humanapt
dc.subjectSegregaçãopt
dc.subjectMovimentos sociaispt
dc.subjectPeriferias urbanaspt
dc.subjectCidadaniapt
dc.subjectSão Paulo (SP)pt
dc.titleEspacialidade e ativismo social na zona leste de São Paulo: o caso do Coletivo Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/02-06-2015/000831067.pdf-
dc.identifier.aleph000831067-
dc.identifier.capes33004137004P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.