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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/12400
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dc.contributor.authorBossolan, Regina Pagotto-
dc.contributor.authorPerosa, Gimol Benzaquen-
dc.contributor.authorPadovani, Carlos Roberto-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:36:01Z-
dc.date.available2014-05-20T13:36:01Z-
dc.date.issued2011-01-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000300010-
dc.identifier.citationPsicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 24, n. 3, p. 495-503, 2011.-
dc.identifier.issn0102-7972-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/12400-
dc.description.abstractNesta pesquisa investigou-se o nível de informação, percepção, motivos e sentimentos de escolares sobre a doação de sangue. 145 escolares do pré, 2ª, 4ª séries com seis, oito e 10 anos de idade foram submetidos a provas piagetianas, responderam uma entrevista, se posicionaram frente a um dilema. Verificou-se pouca informação e informações errôneas sobre a doação. A escola foi a fonte de informação menos citada. A maioria dos entrevistados tanto na entrevista, como no dilema, justificou a doação de sangue como um ato solidário, permitindo supor que valores como generosidade podem ser adquiridos na fase pré-operatória. Discute-se o papel da escola nos programas de Educação em Saúde voltados a comportamentos que serão emitidos a longo prazo e que beneficiam a coletividade.pt
dc.description.abstractThis study investigated children's values and perceptions of blood donation. A hundred forty-five students (preschool, second- and fourth-graders) aged 6, 8 and 10 years old answered Piagetian tests. They were also interviewed on blood donation and faced a moral dilemma. Lack of information and misinformation were observed. The school was the least frequently cited information source. Findings showed that the participants justified blood donation as an act of solidarity. It indicates that children have a conception of values since the preoperational stage of cognitive development. It is also presented a discussion on the role of schools in Health Care Education, particularly targeting specific behaviors which will be expressed in the long term such as blood donation.en
dc.format.extent495-503-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectValores Moraispt
dc.subjectDoação de Sanguept
dc.subjectEducação em Saúdept
dc.subjectMoral Valuesen
dc.subjectBlood Donationen
dc.subjectHealth Care Educationen
dc.titleA doação de sangue sob a ótica de escolares: concepções e valorespt
dc.title.alternativeBlood donation in the view of schoolchildren: conceptions and valuesen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionTribunal de Justiça de São Paulo (TJSP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationTribunal de Justiça de São Paulo-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
dc.identifier.doi10.1590/S0102-79722011000300010-
dc.identifier.scieloS0102-79722011000300010-
dc.identifier.wosWOS:000297466200010-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0102-79722011000300010.pdf-
dc.relation.ispartofPsicologia: Reflexão e Crítica-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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