You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124141
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorWodewotzky, Maria Lucia Lorenzetti [UNESP]-
dc.contributor.authorSilva, José Eduardo Ferreira da-
dc.date.accessioned2015-06-17T19:34:55Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:50:03Z-
dc.date.available2015-06-17T19:34:55Z-
dc.date.available2016-10-25T20:50:03Z-
dc.date.issued1998-08-17-
dc.identifier.citationSILVA, José Eduardo Ferreira da. Uma proposta para utilização do computador no processo de ensino e aprendizagem dos primeiros números do sistema hindu-arábico. 1998. 126 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 1998.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/124141-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124141-
dc.description.abstractThe aim of this work is presenting the development and the results of a research, which focus of interest has been the making of softwares that could help the process of teaching and learning of the hindu-arabic numerals system, on children in the alphabetical stage. Since the most important presupposes to this work are the development of the number concept according to Jean Piaget (1986-1980) and the reality of the classroom, then three different moments have been fixed: the creation of a beginning scheme of computer activities; the aplication of these activities on children in the alphabetical stage; and, finally, an analysis of the limits and possibilities of these activities while an environment cause of actions that would benefit the process of teaching and learning of the mentioned content. Finally, based on the anlysis of the results obtained, the next step was fixing a more consistant set of computer activities, which makes up a proposal to the use of computer in the process of teaching and learning of the first hindu-arabic numbersen
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento e os resultados de uma pesquisa, cujo foco de interesse tem sido a elaboração de meios voláteis para computadores (softwares), que possam auxiliar o processo de ensino e aprendizagem do sistema de numeração hindu-arábico, em crianças na fase de alfabetização. Como os principais pressupostos para esse trabalho são a construção do conceito de número, segundo Jean Piaget (1896-1980) e realidade de sala de aula, logo três momentos distintos se fixaram: a criação de um rol inicial de atividades computadorizadas; a aplicação dessas atividades em crianças na fase de alfabetização; e, finalmente, uma análise dos limites e possibilidades dessas atividades enquanto ambiente desencadeador de ações que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo citado. Finalmente, baseado na análise dos resultados obtidos, o passo subseqüente foi fixar um conjunto mais consistente de atividades computadorizadas, o qual constitui uma proposta para a utilização do computador no processo de ensino e aprendizagem dos primeiros números do sistema hindu-arábicopt
dc.format.extent126 f. : il., gráfs., tabs.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt
dc.subjectNumeraispt
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt
dc.titleUma proposta para utilização do computador no processo de ensino e aprendizagem dos primeiros números do sistema hindu-arábicopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/09-06-2015/000201135.pdf-
dc.identifier.aleph000201135-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.