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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124250
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Betti, Mauro [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Toshioka, Alexandre Seiti | - |
dc.date.accessioned | 2015-07-13T12:09:24Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:50:17Z | - |
dc.date.available | 2015-07-13T12:09:24Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:50:17Z | - |
dc.date.issued | 2015-04-16 | - |
dc.identifier.citation | TOSHIOKA, Alexandre Seiti. Ensino de lutas e educação física escolar: o caso do currículo de educação física do estado de São Paulo. 2015. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2015. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/124250 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124250 | - |
dc.description.abstract | O atual cenário do ensino da Educação Física no Brasil caracteriza-se como um complexo campo de conflitos, no qual emergem e embrenham-se diferentes proposições teórico-metodológicas, originadas desde meados da década de 1980 no processo histórico de emancipação, superação e ressignificação da Educação Física. Tais concepções, em contraposição ao criticado e tradicional ensino técnico-esportivista, propõe que na escola os conteúdos abordados deveriam propiciar a apropriação crítica e autônoma das diversas manifestações da Cultura de Movimento. Sendo assim, cabe analisar como os professores, autores e não meros aplicadores, lidam com mudanças curriculares. É primordial analisar criticamente as práticas pedagógicas dos professores que vivenciam e implementam tais mudanças curriculares. O objetivo desta pesquisa foi investigar como se caracteriza a relação saberes docentes-ensino de lutas entre professores da rede pública estadual de São Paulo, no cenário de implementação do currículo oficial de Educação Física. Foi realizado um estudo de natureza qualitativa; os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com professores e professoras atuantes na rede pública. Os resultados evidenciaram que o déficit na formação inicial dos professores, contribuiu para o trato pedagógico superficial do conteúdo lutas em suas aulas. Com isso, dificultando o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo dos docentes, que atribuem sua principal fonte de conhecimentos sobre o tema a recortes oriundos da influência midiática e da proposição de atividades a partir do Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo. Percebemos aqui, a importância da construção do conhecimento pedagógico do conteúdo, para o desenvolvimento da base de conhecimentos do educador. Acreditamos, conforme Shulman, que é de suma importância que o professor/a domine uma base de... | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação física - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento | pt |
dc.subject | Curriculos - Mudança | pt |
dc.subject | Conflito social | pt |
dc.subject | Erudição | pt |
dc.subject | Professores | pt |
dc.subject | Physical education and training - Study and teaching | pt |
dc.title | Ensino de lutas e educação física escolar: o caso do currículo de educação física do estado de São Paulo | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-06-15/000834214.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000834214 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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