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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124250
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBetti, Mauro [UNESP]-
dc.contributor.authorToshioka, Alexandre Seiti-
dc.date.accessioned2015-07-13T12:09:24Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:50:17Z-
dc.date.available2015-07-13T12:09:24Z-
dc.date.available2016-10-25T20:50:17Z-
dc.date.issued2015-04-16-
dc.identifier.citationTOSHIOKA, Alexandre Seiti. Ensino de lutas e educação física escolar: o caso do currículo de educação física do estado de São Paulo. 2015. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/124250-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124250-
dc.description.abstractO atual cenário do ensino da Educação Física no Brasil caracteriza-se como um complexo campo de conflitos, no qual emergem e embrenham-se diferentes proposições teórico-metodológicas, originadas desde meados da década de 1980 no processo histórico de emancipação, superação e ressignificação da Educação Física. Tais concepções, em contraposição ao criticado e tradicional ensino técnico-esportivista, propõe que na escola os conteúdos abordados deveriam propiciar a apropriação crítica e autônoma das diversas manifestações da Cultura de Movimento. Sendo assim, cabe analisar como os professores, autores e não meros aplicadores, lidam com mudanças curriculares. É primordial analisar criticamente as práticas pedagógicas dos professores que vivenciam e implementam tais mudanças curriculares. O objetivo desta pesquisa foi investigar como se caracteriza a relação saberes docentes-ensino de lutas entre professores da rede pública estadual de São Paulo, no cenário de implementação do currículo oficial de Educação Física. Foi realizado um estudo de natureza qualitativa; os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com professores e professoras atuantes na rede pública. Os resultados evidenciaram que o déficit na formação inicial dos professores, contribuiu para o trato pedagógico superficial do conteúdo lutas em suas aulas. Com isso, dificultando o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo dos docentes, que atribuem sua principal fonte de conhecimentos sobre o tema a recortes oriundos da influência midiática e da proposição de atividades a partir do Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo. Percebemos aqui, a importância da construção do conhecimento pedagógico do conteúdo, para o desenvolvimento da base de conhecimentos do educador. Acreditamos, conforme Shulman, que é de suma importância que o professor/a domine uma base de...pt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimentopt
dc.subjectCurriculos - Mudançapt
dc.subjectConflito socialpt
dc.subjectErudiçãopt
dc.subjectProfessorespt
dc.subjectPhysical education and training - Study and teachingpt
dc.titleEnsino de lutas e educação física escolar: o caso do currículo de educação física do estado de São Paulopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-06-15/000834214.pdf-
dc.identifier.aleph000834214-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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