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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124556
Título: 
Olhares acerca da construção cotidiana de uma escola do campo
Título alternativo: 
Looks about the daily construction of a rural school
Autor(es): 
Instituição: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Universidade de São Paulo (USP)
ISSN: 
1518-7926
Resumo: 
  • The education of children and youth in the rural areas, with the social movements of struggle for land, returns to a place of relevance and is repositioned on the political agenda. This study aims to analyze the process of development and implementation of a pilot project of schools in the rural area of the city of Araraquara, focusing on the subjects’ perception of the region. We adopted a qualitative ethnographic approach, with the following instruments of data collection: participant observation and semi-structured interviews. It was found that the project which was built through a process of struggle of a community in an adversarial relationship with the municipal government, which itself is struggling in an exercise of cultural emancipation and the construction of citizenship. Thus it finds itself in a habit of cultural resistance and in areas that has its effects on representation and social transformation within the community. Notwithstanding, those who participated in the process of the struggle and implementation have been transformed along the way, salvaging their self-esteem, history and a sense of belonging to a community.
  • A educação das crianças e jovens do campo, com os movimentos sociais de luta pela terra, volta a ocupar um lugar de relevância, sendo reposicionadas na agenda política. Este estudo tem como objetivo analisar o processo de elaboração e implementação de um projeto político-pedagógico para as escolas do campo do município de Araraquara, tendo como foco a percepção dos sujeitos do campo. Adotou-se uma abordagem qualitativa de cunho etnográ co, tendo como instrumentos de coleta de dados: observação participante e entrevistas semiestruturadas. Constatou-se que projeto que foi construído através de um processo de luta de uma comunidade, em uma relação contraditória com o Poder Público Municipal, sendo esta luta em si um exercício de emancipação cultural e de construção da cidadania. Assim, constitui-se em uma prática de resistência cultural e de espaços que possuiu seus efeitos de representação e transformação social dentro do próprio assentamento. Mesmo porque, aqueles que participaram do processo de luta e implementação transformaram-se ao longo do mesmo, resgatando sua auto-estima, história e sentimento de pertença a um coletivo.
Data de publicação: 
2012
Citação: 
Educação em Revista, v. 12, p. 59-74, 2012.
Duração: 
59-74
Palavras-chaves: 
  • Social movements
  • Rural schools
  • Project of schools
  • Educação do campo
  • Movimentos sociais
  • Projeto político-pedagógico
Fonte: 
http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/2487
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/124556
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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