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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124624
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dc.contributor.authorLeite, Taylisi de Souza Correa-
dc.contributor.authorMarchetto, Patricia Borba-
dc.date.accessioned2015-07-15T18:27:18Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:51:08Z-
dc.date.available2015-07-15T18:27:18Z-
dc.date.available2016-10-25T20:51:08Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www4.uninove.br/ojs/index.php/prisma/article/view/2684-
dc.identifier.citationPrisma Jurídico, v. 1, n. 2011, p. 195-208, 2011.-
dc.identifier.issn1677-4760-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/124624-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124624-
dc.description.abstractThis work is aimed at examining the paradox of modernity, from the opposition between Enlightenment ideals and historical events that followed, especially during the twentieth century, as well as to study the impact of mismatch on Bioethics, adopting as a reference epistemological critical theory of the Frankfurt School. Bioethics presents itself as a shaky science, devoid of references, and primarily impacted by the emptying of ethics. The reason desubjectivation established by and exacerbated by modern enlightenment, was able to erect dark scary for humanity and promote barbaric practices in the name of a science that promises order and progress. This paradox and the fallacy of reason enlightened by scientific advances are wide open, always accompanied by ethical and moral returns scary. Some examples are the surveys conducted in Tuskegee and Guatemala, and treated in this study, which show how far modern rationality and all its consequencesen
dc.description.abstractEsse trabalho está voltado para a análise do paradoxo da modernidade, a partir da contraposição entre o ideário iluminista e os acontecimentos históricos que o sucederam, especialmente, ao longo do século XX, bem como ao estudo dos impactos desse descompasso sobre a Bioética, adotando-se como referencial epistemológico a teoria crítica da Escola de Frankfurt. A Bioética apresenta-se como uma ciência vacilante, carente de referenciais, além de essencialmente impactada pelo esvaziamento da ética. A dessubjetivação da razão, estabelecida pela modernidade e exacerbada pelo esclarecimento, mostrou-se capaz de erigir trevas assustadoras para a humanidade e fomentar práticas bárbaras em nome de uma ciência que promete ordem e progresso. Esse paradoxo e a falácia da razão iluminista são escancarados pelo progresso científico, sempre acompanhados de assustadores regressos éticos e morais. Alguns exemplos disso são as pesquisas realizadas em Tuskegee e na Guatemala, e tratadas nesse estudo, que revelam até onde chega a racionalidade moderna e todos os seus desdobramentos.pt
dc.format.extent195-208-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectBioethicsen
dc.subjectEnlightenmenten
dc.subjectGuatemala Modernityen
dc.subjectTuskegeeen
dc.subjectBioéticapt
dc.subjectEsclarecimentopt
dc.subjectGuatemalapt
dc.subjectModernidadept
dc.subjectTuskegeept
dc.titleAs trevas da razão esclarecida e as pesquisas em seres humanos em Tuskegee e na Guatemala: um caso de bioéticapt
dc.title.alternativeDarkness of enlightened reason and research in human beings in Tuskegee and Guatemala: a bioethics caseen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Administração Pública, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rod. Araraquara-Jaú Km 01, CEP 14800-901, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Administração Pública, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rod. Araraquara-Jaú Km 01, CEP 14800-901, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1677-4760-2011-01-2011-195-208.pdf-
dc.relation.ispartofPrisma Jurídico-
dc.identifier.lattes9857008056151410-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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