You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124685
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorValdemarin, Vera Teresa-
dc.date.accessioned2015-07-15T18:27:28Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:51:16Z-
dc.date.available2015-07-15T18:27:28Z-
dc.date.available2016-10-25T20:51:16Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifierhttp://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/640-
dc.identifier.citationRevista Brasileira de História da Educação, v. 13, n. 3, p. 185-206, 2013.-
dc.identifier.issn2238-0094-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/124685-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124685-
dc.description.abstractO artigo analisa aspectos das relações entre a escolarizaçãoe os processos culturais mais amplos, tomando como fontedocumental manuais didáticos produzidos para uso em cursos deformação de professores, que circularam no Brasil e em Portugalno período final do século XIX e no início do século XX. Foramfocalizados elementos passíveis de generalização, entre eles aunidade da forma escolar e as diferentes práticas prescritas aosprofessores, destinadas a enraizar valores e ideais no processoformativo. Foram analisados os seguintes manuais: CursoPractico de Pedagogia, de autoria de Mr. Daligault (1874);Elementos de Pedagogia, de autoria de Jose Maria da GraçaAffreixo e Henrique Freire (1870); e Lições de pedagogia gerale de história da educação, de Alberto Pimentel Filho (1932).pt
dc.format.extent185-206-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectForma escolarpt
dc.subjectPráticas pedagógicaspt
dc.subjectManuais didáticospt
dc.subjectCultura escolarpt
dc.subjectCultura pedagógicapt
dc.titleA função social da escola e a constituição da forma escolar (Brasil/Portugal, 1870-1932)pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rod. Araraquara/Jaú, Km 01, Machados, CEP 14800901, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rod. Araraquara/Jaú, Km 01, Machados, CEP 14800901, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespDepartamento de Ciências da Educação daUniversidade Estadual Paulista (UNESP) - campus Araraquara.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.4322/rbhe.2014.009-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de História da Educação-
dc.identifier.lattes9701075189282146-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.