You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124690
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLemes, Sebastião de Souza-
dc.contributor.authorMonteiro, Sueli Aparecida-
dc.contributor.authorRibeiro, Ricardo-
dc.date.accessioned2015-07-15T18:27:28Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:51:16Z-
dc.date.available2015-07-15T18:27:28Z-
dc.date.available2016-10-25T20:51:16Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5007-
dc.identifier.citationRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 6, n. 3, p. 159-173, 2011.-
dc.identifier.issn1982-5587-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/124690-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124690-
dc.description.abstractTaking for granted that the trajectory of the process of democratization of Brazilian school is in evidence and in a moment of no return, thinking about your model becomes necessary and urgent relevance. Presents some specific elements of historical course, facing circumstances and moments that established milestones in the construction of the school curriculum in Brazil and directed the mentality of the pedagogical. The thought is present democratizing steadily, but still, is so inconclusive in academic and theoretically fragile in the school routine. Along the way the great complexity of this issue begins to reveal, for some traits, their chances for overcoming an institutional model in a state of exhaustion.en
dc.description.abstractTendo por pressuposto que a trajetória do processo de democratização da escola brasileira encontra-se em evidência e em um momento sem retorno, a reflexão sobre seu modelo torna-se necessária e de inadiável pertinência. Apresenta alguns elementos pontuais de trajetória histórica, voltados para circunstâncias e momentos, que estabeleceram marcos importantes na construção do currículo escolar no Brasil e direcionaram a mentalidade do fazer pedagógico. O pensamento democratizante se faz presente de forma constante, porém, ainda hoje, encontra-se de forma inconclusa no meio acadêmico e fragilizado teoricamente no cotidiano da escola. Nessa trajetória de grande complexidade o essa questão começa revelar, por alguns traços, suas possibilidades para superação de um modelo institucional em estado de esgotamento.pt
dc.format.extent159-173-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectDemocratic schoolen
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectSchool modelen
dc.subjectEscola democráticapt
dc.subjectCurrículopt
dc.subjectModelo de escolapt
dc.titleAlguns fundamentos de organização do currículo para a escola democratizada: pistas históricas e perspectivas necessáriaspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara Jau Km 1, -, CEP 19800901, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara Jau Km 1, -, CEP 19800901, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1982-5587-2011-06-03-159-173.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação-
dc.identifier.lattes7536622893794669-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.