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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124694
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Thabata Franco de-
dc.contributor.authorValdemarin, Vera Teresa-
dc.date.accessioned2015-07-15T18:27:29Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:51:17Z-
dc.date.available2015-07-15T18:27:29Z-
dc.date.available2016-10-25T20:51:17Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifierhttp://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13598-
dc.identifier.citationEducação e Filosofia, v. 27, n. 53, p. 137-160, 2013.-
dc.identifier.issn0102-6801-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/124694-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124694-
dc.description.abstractThis article shows some reflections on the dilemmas of contemporary education, especially those that go without a horizon of truth and value, that are foundation and justification for the setting up of the modern school. Such reflections are grounded in the texts of Friedrich Nietzsche to discuss the dissolution of metaphysics, regarded here as an element of destabilization of the symbolic repertoire of the school. It is suggested at the end, the recovery of the interpretive act as an alternative to the emptying of the concepts of truth and value and recognition of dialogue as a privileged place to get closer to temporary and circumstantial truth.en
dc.description.abstractEste artigo sistematiza reflexões sobre alguns dilemas da educação contemporânea, principalmente aqueles que prescindem de um horizonte de verdade e de valor, base fundamental e justificativa para a instauração da escola moderna. Tais reflexões estão ancoradas em textos de Friedrich Nietzsche que discutem a dissolução da metafísica, aqui considerada como um dos elementos de desestabilização do repertório simbólico da instituição escolar. Propõe-se, ao final, a recuperação do ato interpretativo como alternativa ao esvaziamento dos conceitos de verdade e de valor e o reconhecimento do diálogo como lugar privilegiado para a aproximação com a verdade provisória e circunstancial.pt
dc.format.extent137-160-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectTruth and valueen
dc.subjectNietzscheen
dc.subjectContemporary educationen
dc.subjectPhilosophy of educationen
dc.subjectVerdade e valorpt
dc.subjectNietzschept
dc.subjectEducação contemporâneapt
dc.subjectFilosofia da educaçãopt
dc.titleEducação, verdade e valor: diálogo com Nietzschept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN0102-6801-2013-27-53-137-160.pdf-
dc.relation.ispartofEducação e Filosofia-
dc.identifier.lattes9701075189282146-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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