You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124700
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSuleiman, Miriam-
dc.contributor.authorZancul, Maria Cristina de Senzi-
dc.date.accessioned2015-07-15T18:27:30Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:51:18Z-
dc.date.available2015-07-15T18:27:30Z-
dc.date.available2016-10-25T20:51:18Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifierhttp://www.seer.furg.br/remea/article/view/3131-
dc.identifier.citationRevista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 28, p. 289-303, 2012.-
dc.identifier.issn1517-1256-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/124700-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124700-
dc.description.abstractThis paper presents the results of a study on how themes related to environment are presented in science textbooks used in Public Schools in the city of São José do Rio Preto, in the State of São Paulo, Brazil. Ten schools, located in different parts of the city, were randomly selected, and the science textbooks used in 2008 and 2009 were identified. The three most adopted books were analyzed in order to examine the environmental view they expressed. Considering the wide use of textbooks as a guide in directing the work of teachers, we believe that a study of the approachto the environmental topics can help us to understand important aspects of school practices concerning these themes. This study is part of our Masters research which aimed at analyzes how science teachers approach environmental topics in elementary schools.en
dc.description.abstractNeste artigo apresentamos resultados de uma análise sobre como os temas relacionados a meio ambiente são apresentados em livros didáticos de Ciências adotados em escolas da rede pública de São José do Rio Preto (SP). Foram selecionadas 10 escolas, localizadas em diferentes pontos da cidade e foram identificados os livros didáticos utilizadosnos anos de 2008 e 2009. Os três livros mais citados foram analisados, buscando-se identificar a visão de meio ambiente veiculada. Considerando-se a ampla utilização do livro didático como instrumento orientador do trabalho do professor, acreditamos que uma análise da abordagem dos temas relacionados ao meio ambiente pode contribuir para compreender aspectos relevantes das práticas escolares com relação a esses temas. O trabalho é parte de pesquisa de Mestrado, cujo objetivo foianalisar como a temática ambiental é trabalhada por professores de Ciências do ensino fundamental.pt
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.format.extent289-303-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectEnvironmenten
dc.subjectTextbooksen
dc.subjectElementary Schoolen
dc.subjecttemática ambientalpt
dc.subjectlivro didáticopt
dc.subjectensino fundamentalpt
dc.titleMeio ambiente no ensino de Ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamentalpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1517-1256-2012-28-289-303.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental-
dc.identifier.lattes6847958862033252-
dc.identifier.lattes7753128198048445-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.