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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124742
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLima, Natália Silveira-
dc.contributor.authorOliva, Daniela Regina Sposito Dias-
dc.contributor.authorNogueira, Claudete de Sousa-
dc.date.accessioned2015-07-15T18:27:36Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:51:23Z-
dc.date.available2015-07-15T18:27:36Z-
dc.date.available2016-10-25T20:51:23Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifierhttp://www.upf.br/seer/index.php/rep/article/view/3516-
dc.identifier.citationEspaço Pedagógico, v. 20, n. 1, p. 203-214, 2013.-
dc.identifier.issn0104-7469-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/124742-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124742-
dc.description.abstractThe challenges of dealing with diversity in the school, in a society that values standards, which homogenizes subjects, have been one of the main issues raised, both by researchers in the field of education as the segments that produce the policies in our country. The teatchers transformations, in the new needs prevailing in the era of postmodernity have inspired improvements in the teaching- -learning process and provide conditions to seek training professionals aware and critical in the process of being on social diversity. The present study aimed to investigate the challenges of teaching practice in the process of inclusion of students with disabilities in public schools in the Field of Concordia-SC. Such institutions have structures in their multigrade classes and organizations – with one teatcher for all. The methodological approach was qualitative in nature, with the instruments to collect data, semi-structured interviews and non-participant observation. We research subjects, two teachers of multigrade classes, Azucena and Dalia, which have enrollment of disabled students and the schools that comprise the Concordia Field. It was observed that as a result the main themes emerged from the interviews were: 1) Valuing and respecting the characteristics and capabilities of each student, 2) Design of classroom space as heterogeneous, rich in human diversity, 3) Cooperative work as a potentiator rhythms and different styles of learning, 4) continuing training of teachers: ensuring a “know-how”. It is hoped that the results of this study contribute to the formation and performance of the teacher in the process of inclusion of students with disabilities in school areas, especially in schools field.en
dc.description.abstractOs desafios de lidar com a diversidade na escola, em uma sociedade que valoriza padrões, que homogeneíza sujeitos, têm sido um dos principais temas levantados, tanto por parte de pesquisadores na área da educação como pelos segmentos que elaboram as políticas públicas em nosso país. As transformações docentes, em práticas contextualizadas às novas necessidades vigentes na era da pós-modernidade, ensejam melhorias no processo ensino-aprendizagem, bem como proporcionam condições de buscar a formação de profissionais conscientes e críticos no processo do ser social diante da diversidade. Com o intuito de aprofundar os estudos sobre essa temática, desenvolveu-se uma pesquisa que teve como objetivo investigar os desafios da prática docente no processo de inclusão de alunos com deficiência em escolas municipais do campo em Concórdia/ SC. Tais instituições apresentam, em suas estruturas e organizações, classes multisseriadas – unidocentes. A abordagem metodológica foi de natureza qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a observação não participante. Foram colaboradoras da pesquisa duas professoras de classes multisseriadas, identificadas como Açucena e Dália, as quais possuem a matrícula de alunos com deficiência e que compõem as Escolas do Campo de Concórdia. Como resultados, os temas principais emergidos nas entrevistas foram: 1) a valorização e o respeito às características e possibilidades de cada aluno; 2) concepção de sala de aula como espaço heterogêneo, rico em diversidades humanas; 3) o trabalho cooperativo como potencializador de ritmos e estilos de aprendizagens diferenciados; 4) formação continuada de professores: garantia de um “saber fazer”. Espera-se que os resultados deste trabalho contribuam com a formação e atuação do educador no processo de inclusão de alunos com deficiência nos âmbitos escolares, em especial nas escolas de campo.pt
dc.format.extent203-214-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectDiversityen
dc.subjectField educationen
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectEducação inclusivapt
dc.subjectDiversidadept
dc.subjectEducação no campopt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.titleInclusão de alunos com deficiência em escolas do campo: desafios da docência em contextos multisseriadospt
dc.title.alternativeInclusion of students with disabilities in the field school: challenges of teaching in multiseriates contextsen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade do Contestado (UnC)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade do Contestado, Curso de Licenciatura em Educação Especial-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática,Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN0104-7469-2013-20-2013-203-214.pdf-
dc.relation.ispartofEspaço Pedagógico-
dc.identifier.lattes1901736787798867-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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