Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124759
- Title:
- O estudo das práticas de professores alfabetizadores no ensino da leitura e da escrita (1980 a 2005): o mudar é muito difícil
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 0102-387X
- Neste artigo, apresentamos os resultados de um estudo que investigou o que as pesquisas dos Programas de Pós-Graduação em Educação do Estado de São Paulo produzidas entre 1980 e 2005, com foco nas práticas de professores alfabetizadores, dizem a respeito dos procedimentos, práticas e saberes que caracterizam a atuação desses docentes. Primeiramente, fazemos uma breve contextualização da alfabetização. Em seguida, destacamos a análise do corpus (8 teses e 32 dissertações) nos focos temáticos: procedimentos de alfabetização, práticas docentes e saberes docentes. Os dados apresentados neste artigo permitem apontar permanências e indícios de alterações nas práticas dos alfabetizadores e, consequentemente, nas pesquisas sobre essas práticas.
- 2010
- Leitura. Teoria & Prática, v. 55, p. 19-27, 2010.
- 19-27
- Alfabetização
- Práticas docentes
- Saberes docentes
- http://alb.com.br/revista-55-leitura-teoria-e-pratica
- Acesso restrito
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/124759
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.